a) Entre quais países ocorreu a Gerra do Ópio?b) Explique o que foi o Tratado de Nanquim. c) Cite três medidas estabelecidas nesse Tratado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As Guerras do Ópio, ou Guerra Anglo-Chinesa, foram conflitos armados ocorridos entre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e o Império Qing nos anos de 1839-1842 e 1856-1860
b) O Tratado de Nanquim foi um tratado firmado entre a China da Dinastia Manchu e a Grã-Bretanha em 29 de agosto de 1842, que encerrou a primeira das chamadas Guerras do Ópio.
c) tratado de Nanquim continha doze artigos, entre os quais destacam-se:
Abertura de cinco portos chineses de Cantão, Xiamen, Fuzhou, Ningbo e Xangai para o livre comércio britânico e imediata suspensão de todas as restrições até então existentes no comércio de Cantão.
Fim da proibição aos ingleses em fixar moradia nos portos chineses.
Os súditos britânicos receberam o direito de residir nas cidades portuárias e em estabelecer consulados nos portos abertos.
Fim da obrigatoriedade de mediação de oficiais da corte chinesa nos trâmites comerciais. Os britânicos poderiam, a partir de então, se comunicarem diretamente com as autoridades locais e as casas de comércio.
Tarifa de importação fixada em 5% nos portos abertos, a menor taxa de importação do mundo da época.
Pagamento pela China de 21 milhões de dólares de prata à Grã-Bretanha como indenização pelas 20 mil caixas de ópio britânico destruídas em Cantão, como reparação das despesas militares da Inglaterra e compensação das dívidas britânicas junto aos comerciantes chineses.
Libertação imediata de todos os cidadãos britânicos detidos e anistia incondicional a todos os chineses que serviram aos britânicos.
Estabelecimento de uma nova diplomacia entre a China e a Grã-Bretanha em que os dois estados passariam se comunicariam diretamente, frente a frente. Pelo antigo sistema, os britânicos eram considerados como “bárbaros” (Yi) e o contato com o governo Qing só era possível através de intermediários