ENEM, perguntado por rosafalmeida, 4 meses atrás

“A enterobíase, enterobiose ou oxiurose, é a verminose intestinal devida ao Enterobius vermicularis, pequeno nematoide da ordem Oxyuroidea, mais conhecido popularmente como oxiúro (do nome, Oxyuris vermicularis, hoje na sinonímia). A infecção costuma ser benigna, mas incômoda, pelo intenso prurido anal que produz e por suas complicações, sobretudo em crianças.”.
Fonte: REY, LUÍS. Bases da Parasitologia Médica, 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2009, p.276.
O Enterobius vermicularis é um verme que tem seu ciclo de vida ligado ao ser humano, não conseguindo se reproduzir sem ele. Embora o parasitismo apresente uma estreita relação em o hospedeiro e o parasito, em alguns casos essa relação pode ser temporária, originando a classificação dos parasitos em obrigatórios e facultativos.
Com base no assunto apresentado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- O Enterobius vermicularis, devido seu ciclo de vida, pode ser classificado como parasito obrigatório.
PORQUE
II- Parasitos obrigatórios são organismos que, para sobreviverem, têm de ser parasitas, e sua vida parasitária é irreversível.

A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabercompartilhado1
1

A alternativa correta é a 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. O Enterobius vermicularis é um parasita obrigatório que não consegue completar seu ciclo de vida fora do hospedeiro, necessita dele para se desenvolver e reproduzir. Dessa forma sua vida parasitária é irreversível.

O que é a enterobíase?

A enterobíase é uma doença definida como parasitose (verminose) intestinal que é  causada pelo helminto Enterobius vermicularis. Apresenta um ciclo de vida diferente dos demais parasitas. A fêmea caminha pelo intestino e sai pelo anus onde deposita seus ovos no período noturno. Após colocarem seus ovos elas morrem.

Os ovos desse parasita já apresentam em seu interior a larva formada, que precisa de oxigênio para se desenvolver. Ao saírem dos seus ovos já são capazes de infectar,  podem ir para outros hospedeiros ou voltar a infectar o mesmo hospedeiro.

A transmissão é feita pela ingestão dos ovos , ou seja a pessoa infectada contamina sua mão ao se coçar, se não for higienizada corretamente e  levar a  boca os ovos vão para o intestino onde eclodem e surgem novas larvas . O mesmo ocorre com  outras pessoas pelo aperto de mão a pessoa infectada transmite os ovos e esta pessoa se levar a boca será infectada também.

Essa doença é normalmente assintomática , mas pode apresentar principalmente em crianças um forte prurido anal. O tratamento é relativamente simples, consiste em lavar a região sempre pela manhã, uma vez que a fêmea deposita os ovos a noite, para eliminar o máximo possível de ovos e usar medicamentos contra a parasitose como:

  • Mebendazol = 100 mg, 2 x ao dia
  • Pamoato ou Emboato de Pirantel = 10 mg/kg de peso
  • Piperazina = 50 mg/kg de peso (dose diária)
  • Pamoato de Pervínio = dose única de 5-10 mg/kg de peso

Assim podemos concluir que a enterobíase é uma doença causada por um parasita obrigatório, caracterizada pelo prurido anal.

Aprenda um pouco mais sobre a enterobíase aqui: brainly.com.br/tarefa/5606517

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes