A Engenharia Genética consiste numa técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível porque: a) o cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante; b) as bactérias são seres eucariontes; c) os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens; d) as bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente;e) as bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucléico (DNA).
Soluções para a tarefa
A possibilidade de produção de insulina, a partir de bactérias, só é possível pelo fato de d) as bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente
Bactérias apresentam estruturas bastante únicas, compreendidas como plasmídeos, os quais são representados como DNAs circulares, de grande interesse na terapia gênica.
Os plasmídeos representam um DNA extra cromossômico. Por conta disso, podem ser utilizados pela Bioengenharia, através de enzimas de restrição, como matéria-prima para a incorporação de genes. Estes genes, poderão ser posteriormente inseridos em células humanas, muitas vezes, associados a tratamentos de doenças complexas, aumentando a qualidade de vida destas pessoas.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2742796