A engenharia de requisitos é um dos processos que são realizados ao longo do desenvolvimento de um software. Esse processo é altamente descritivo uma vez que deve englobar todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos. Além disso, deve expor também a manutenção desse documento ao longo de todo o tempo de projeto. Nesse sentido, a engenharia de requisitos deve ser vista como um processo completo ao que diz respeito à construção desse documento de requisitos para o sistema que será desenvolvido. Considerando o fragmento de texto exposto acima e as respectivas atividades da engenharia de requisitos, de modo geral, as atividades que fazem parte engenharia de requisitos são:.
Soluções para a tarefa
Alternativas
Alternativa 1:
Estudo de viabilidade, especificações de requisitos, verificação de requisitos e validação de requisitos.
Alternativa 2:
Estudo de verificação, levantamento e análise de requisitos, especificação do sistema e validação de requisitos.
Alternativa 3:
Estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos.
Alternativa 4:
Estudo de viabilidade, especificação de documentação, análise da documentação e verificação da documentação.
Alternativa 5:
Estudo de requisitos, levantamento e análise de requisitos, especificação de documentos e validação de documentos.
Resposta:
Alternativa 3 - Estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos.
Explicação:
Com base na página 77 do livro:
A engenharia de requisitos é um processo que envolve todas as atividades necessárias para a criação e manutenção de um documento de requisitos de software. Para tanto, existem quatro atividades genéricas do processo de engenharia de requisitos que são de alto nível: (i) o estudo de viabilidade do sistema; (ii) o levantamento e análise de requisitos; (iii) a especificação de requisitos e sua documentação; e (iv) a validação desses requisitos.