A Enfermagem integra a equipe multidisciplinar que atua em Saúde do Trabalhador, no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) das empresas públicas ou privadas, com objetivo de aprofundar, desenvolver conhecimentos e ampliar seu papel junto à área de saúde do trabalhador. A inclusão do enfermeiro do trabalho na equipe de Saúde Ocupacional ocorreu por meio da Portaria nº 3. 460 do Ministério do Trabalho em 1975.
O Enfermeiro do Trabalho é o profissional de nível superior, Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) Lei 7.498/86, Decreto nº 94.406. Para integrar a equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é necessário que o profissional seja especialista na área, requisitos previstos na Portaria GM/MTE nº 3214 de 08/06/1978. Para cumprir essas exigências, as empresas buscam atender às Normas Regulamentadoras e principalmente a NR 4, que estabelecem as diretrizes legais básicas para a implementação de medidas de proteção, segurança e saúde dos trabalhadores.
Utiliza os mesmos métodos e técnicas assistenciais empregadas em hospitais para promoção da saúde do trabalhador. Deverá prevenir os possíveis riscos das atividades laborais, proteger o trabalhador contra exposições aos agentes químicos, físicos, biológicos e psicossociais, manter a integridade da saúde, o bem-estar físico que possam ser afetados pelas doenças ocupacionais, estas quando instaladas, possam ser recuperadas com a reabilitação e assim preservar as competências profissionais adquiridas dos trabalhadores.
Quanto ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) das empresas públicas ou privadas, entendendo a importância da equipe multidisciplinar e a participação do Enfermeiro do Trabalho como membro de atuação direta com o público alvo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
Médicos são os profissionais mais indicados para atendem os trabalhadores nas empresas e encaminham aos hospitais conveniados, não sendo necessário uma equipe multidisciplinar pois os atendimentos serão feitos na rede hospitalar até que o funcionário restabeleça a saúde.
b.
Enfermeiros trabalham em hospitais e postos de saúde, não são autorizados a trabalhar em empresas, fábricas ou áreas dessa natureza, pois não estão preparadas para o atendimento de pessoas doentes ou acidentadas.
c.
A Constituição Federal trata de outros assuntos que não se relacionam com trabalho ou saúde,. Assegura o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a segurança, o desenvolvimento do país, a igualdade e a justiça, a ordem interna e externa.
d.
A enfermagem integra a equipe multidisciplinar que atua em saúde do trabalhador e sua participação é prevista em Portaria do Ministério do trabalho. A atuação da enfermagem junto à Equipe Multidisciplinar tem objetivo de aprofundar, desenvolver conhecimentos e ampliar seu papel junto à área de saúde do trabalhador
e.
As empresas privadas são as únicas que mantêm uma equipe multidisciplinar em seus quadros de funcionários, encaminhando para os hospitais conveniados os acidentados, pois normalmente possuem convênios com planos de saúde particulares e por isso conseguem fazer estes encaminhamentos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra D
Explicação:
A enfermagem integra a equipe multidisciplinar que atua em saúde do trabalhador e sua participação é prevista em Portaria do Ministério do trabalho. A atuação da enfermagem junto à Equipe Multidisciplinar tem objetivo de aprofundar, desenvolver conhecimentos e ampliar seu papel junto à área de saúde do trabalhador
RenataPrazeres1:
correto
Perguntas interessantes