A energia presente na glicose, nos ácidos graxos e nos aminoácidos é liberada aos poucos, em várias etapas, cada uma catalisada por uma enzima específica. Nessas etapas, a energia dessas fontes energéticas pode ser transferida diretamente para o ADP por meio da sua fosforilação, originando o ATP. A outra possibilidade é a transferência de elétrons dessas fontes energéticas para os carreadores de elétrons, NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e FAD (flavina adenina dinucleotídeo). Esses elétrons serão, posteriormente, transferidos para a cadeia respiratória ou cadeia de transporte de elétrons, onde serão utilizados para o processo de fosforilação oxidativa. No final do processo de fosforilação oxidativa, os elétrons são transferidos à molécula de oxigênio, considerado o aceptor final de elétrons das vias produtoras de energia. Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas: I. Os elétrons são essenciais para a fosforilação oxidativa, por isso a importância de NAD e FAD reduzidos para transferir seus elétrons para a cadeia respiratória. II. Durante as reações químicas para liberar energia das fontes energéticas, NAD e FAD são oxidadas. Esses carreadores oxidados transferem os elétrons para a cadeia respiratória. III. O oxigênio é o aceptor final de elétrons da cadeia respiratória, por isso a sua ausência resulta em interrupção da fosforilação oxidativa
Soluções para a tarefa
O processo de respiração aeróbica requer a presença de transportadores e de outras moléculas, o que possibilita utilizar o oxigênio como aceptor final de elétrons, bem como os transportadores de NAD e FADH. Então a alternativa correta é apenas I e III (B).
O que é respiração aeróbica?
A respiração aeróbica é um processo de conversão de glicose em energia que requer oxigênio (O2) em quantidades suficientes. A energia produzida será muito útil para o bom andamento das tarefas regulares dos seres vivos, a fim de manter sua vida.
A energia total produzida a partir do processo aeróbico é de 38 ATP. Essa energia não foi reduzida pela energia necessária para o transporte de elétrons tanto quanto 2 ATP, de modo que a energia restante é de 36 ATP.
Pergunta completa:
respondendo as informações, é informado o que se afirma em:
Escolha uma
A. II, apêndices.
B. I e III, apêndices.
C. II e III, apêndices.
D. I, apêndices.
E. III, anexos.
Saiba mais sobre respiração aeróbica em: brainly.com.br/tarefa/813198
#SPJ4
Resposta:
I e III, apenas. Correto
Explicação:
I. Os elétrons são essenciais para a fosforilação oxidativa, por isso a importância de NAD e FAD reduzidos para transferir seus elétrons para a cadeia respiratória.
III. O oxigênio é o aceptor final de elétrons da cadeia respiratória, por isso a sua ausência resulta em interrupção da fosforilação oxidativa.