A energia nuclear, derivada de isótopos radioativos,pode ser usada em veículos espaciais para fornecer potência.Fontes de energia nuclear perdem potência gradualmente, no decorrer do tempo.Isso pode ser descrito pela função exponencial:P=P0*2^-t/250, na qual P é a potência instantânea, em watts, de radioisótopos de um veículo espacial ; P0 é a potência inicial do veículo; té o intervalo de tempo em dias, a partir de t0=0. Nessas condições, quantos dias são necessários, aproximadamente, para que a potência de um veículo espacial reduza à quarta parte da potência inicial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aproximadamente 346 dias
Explicação passo-a-passo:
Tome cuidado com o logaritmo Neperiano
Informações:
Pf : potência final.
Po : potência inicial.
Pf = Po/4
t= ?
1°)
Conta-se as potenciais iniciais e aplica-se o log Neperiano dos dois lados ( isso é representado pode Ln).
2°)
No primeiro membro o log da divisão foi transformado em subtração. No segundo membro o expoente foi jogado para frente do log.
3°)
Toda vez que o logaritmando for 1 a resposta é 0, transformei o Ln4 em uma potência. Corta-se os Ln iguais. O Ln2= 0,693.
Nessas condições, são necessários 500 dias para que a potência do veículo espacial se reduza à quarta parte da potência inicial.
Função exponencial
Para resolver esse problema precisamos verificar quando a função exponencial potência se reduzirá a 1/4 da potência inicial, ou seja, precisamos resolver a seguinte equação exponencial:
P(t) = P₀/4
Eliminando o P₀, ficamos com uma potência de base 2 de cada lado da igualdade. Como a base é a mesma para as duas potências, só precisamos igualar os expoentes:
-t/250 = -2
t = 250 · 2
t = 500 dias
Veja mais sobre função exponencial em:
https://brainly.com.br/tarefa/40199031
https://brainly.com.br/tarefa/6376792
#SPJ2