A energia necessária para remover o primeiro elétron de um átomo é chamada de 1ª energia de ionização. Para remover o segundo elétron do átomo, uma quantidade de energia superior é necessária, essa energia é chamada de 2ª energia de ionização. Observa-se para o elemento alumínio um leve aumento da 1ª até a 3ª energia de ionização, porém sua 4ª energia de ionização aumenta consideravelmente, mostrando que a remoção do quarto elétron é consideravelmente mais difícil. Analise as afirmativas abaixo marcando a correta.
A)
o alumínio ao perder 3 elétrons adquire configuração de um gás nobre, portanto não tende a perder mais elétrons.
B)
sempre a remoção do quarto elétron exige uma energia superior.
C)
alumínio ao perder 3 elétrons adquire carga 3-, por conta disso remover o quarto elétron de uma espécie de carga positiva alta exige uma quantidade de energia expressivamente maior.
D)
a energia de ionização aumentou da 1ª para a 3ª por conta do alumínio, ao perder elétron, aumentar seu raio.
E)
ao perder o primeiro elétron a remoção do segundo se torna mais fác
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A afirmação correta é a A.
A configuração eletrônica do alumínio é de . Assim, ao perder três elétrons, fica com a configuração eletrônica igual ao neônio, um gás nobre.
Dessa forma, a remoção de um quarto elétron é desfavorável, havendo somente nesse caso, uma energia maior para remoção do mesmo, logo, a afirmação B está incorreta.
A afirmação C esta incorreta, uma vez que ao perder 3 elétrons, o alumínio fica com carga 3+ e seu raio diminui, uma vez que há menos elétrons na eletrosfera, porém o número de prótons é o mesmo (afirmação D também está incorreta).
A remoção do segundo ou mais elétrons é sempre mais difícil, devido a maior atração dos elétrons restantes pelo núcleo, logo, a afirmação E também está incorreta.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás