ENEM, perguntado por brendahgomez2979, 1 ano atrás

A energia eólica, abundante, renovável, limpa edisponível em muitos lugares, é produzida pormeio de aerogeradores, nos quais a força do ventoé captada por pás de uma turbina que acionaum gerador elétrico. A quantidade de energiaconvertida é função da densidade do ar, da áreacoberta pela rotação das pás e da velocidade dovento. Para que a energia eólica seja consideradatecnicamente aproveitável, é necessário quesua densidade de potência seja maior ou igual a500 W/m2 a uma altura de 50 m, o que requeruma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s aonível do solo.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lucelialuisa
1

Somente a afirmação III está correta (Alternativa B).

Usando a equação fornecida, temos que:

DP = 1/2 . (1,23) . (7³) = 211 W/m²

Logo, essa velocidade de vento não é adequada, uma vez que é menor que o mínimo necessário (500 W/m²). Assim, a afirmação I está incorreta.

Sempre que aumentamos a altura, há maior incidência de ventos ou os mesmos possuem uma maior velocidade, assim, alturas superiores a 50 m gerarão densidade potências maiores. Assim, a afirmação II está incorreta.

Sempre que aumentamos a área de rotação, aumentamos a densidade de vento e assim, aumentamos a potência gerada. Logo, a afirmação III esta correta.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes