A energia elétrica é responsável por muitas soluções que nos oferecem qualidade de vida. Entretanto, as instalações elétricas, que nos provém usufruto desta energia, precisam ser bem projetadas, calculadas e executadas, a fim de oferecerem apenas seus benefícios aos usuários dos espaços. Elaborador (2021). No que diz respeito a energia elétrica e às instalações prediais elétricas, analise as afirmativas a seguir: I. A potência elétrica é a responsável pelo funcionamento de todos os equipamentos elétricos, sendo a nossa percepção da energia por meio da luz ou calor gerados. Também é a grandeza utilizada na especificação dos equipamentos elétricos em geral. II. A potência elétrica possui uma relação inversamente proporcional com a corrente elétrica: para uma tensão constante, quanto maior a potência elétrica, menor será a corrente elétrica e vice-versa. III. A energia elétrica que é produzida nas usinas de geração de energia, que podem ser hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares, dentre outras, é transmitida pela fiação em alta tensão. Porém, ao chegar nas cidades, a mesma passa por subestações transformadoras que rebaixam o nível dessa tensão para um adequado. Ao chegar na rede pública, essa tensão é novamente rebaixada, o que a torna ainda mais adequada para a distribuição nas residências, comércios e outros locais. A finalidade deste processo de rebaixamento de tensão é justamente baratear o custo processual. IV. A potência de demanda ou de uso é o somatório das potências nominais de todos os aparelhos elétricos que funcionam simultaneamente em nossas residências, com exceção dos chuveiros elétricos. V. As ligações monofásicas, para tensão de 127 V e potência até 12.000 W, são feitas em dois fios: uma fase e um neutro; as ligações bifásicas, para tensão entre 127 V e 220 V e potência de 12.000 W até 25.000 W, são feitas em três fios: um neutro e duas fases; por fim, as ligações trifásicas, para tensão de 220 V a 380 V e potência de 25.000 W até 75.000 W, são feitas em quatro fios: um neutro e três fases
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III
Explicação:
Resposta:
I e III apenas.
Explicação:
I. A potência elétrica é a responsável pelo funcionamento de todos os equipamentos elétricos, sendo a nossa percepção da energia por meio da luz ou calor gerados. Também é a grandeza utilizada na especificação dos equipamentos elétricos em geral.
CORRETO, (pois todas as alternativas tem a I) embora seja uma meia verdade, pois o ser humano pode sentir o resultado não só por luz e calor, mas por vibrações/movimentação e sons, etc.
II. A potência elétrica possui uma relação inversamente proporcional com a corrente elétrica: para uma tensão constante, quanto maior a potência elétrica, menor será a corrente elétrica e vice-versa.
ERRADO, as fórmulas basiquinhas são V=r*i e P=v*i. Só de olhar da pra ver que se o P (potência) for maior, o v (voltagem/tensão/tremilique) ou o i (amperagem/corrente/volume) tem que ser maior. O enunciado fala que a tensão é constante, então pra aumentar o P se o v é constante, o i tem que ser maior, ou seja, É DIRETAMENTE, e não inversamente proporcional.
III. A energia elétrica que é produzida nas usinas de geração de energia, que podem ser hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares, dentre outras, é transmitida pela fiação em alta tensão. Porém, ao chegar nas cidades, a mesma passa por subestações transformadoras que rebaixam o nível dessa tensão para um adequado. Ao chegar na rede pública, essa tensão é novamente rebaixada, o que a torna ainda mais adequada para a distribuição nas residências, comércios e outros locais. A finalidade deste processo de rebaixamento de tensão é justamente baratear o custo processual.
CORRETO. Tudo pra baratear cada vez mais o processo, e cobrar mais da gente ao invés de menos, e ainda por cima a energia fica caindo o dia todo, mal consigo deixar o PC ligado pra usar o Studeo em paz e conseguir responder aqui, é a terceira vez que tou escrevendo a resposta aqui e até já tou salvando num arquivo de texto no desktop pra não perder de novo. O vizinho liga a WAP pra limpar o carro dele a casa faz BZZ BZZ e desliga tudo.
IV. A potência de demanda ou de uso é o somatório das potências nominais de todos os aparelhos elétricos que funcionam simultaneamente em nossas residências, com exceção dos chuveiros elétricos.
ERRADO, chuveiro entra na conta sim.
V. As ligações monofásicas, para tensão de 127 V e potência até 12.000 W, são feitas em dois fios: uma fase e um neutro; as ligações bifásicas, para tensão entre 127 V e 220 V e potência de 12.000 W até 25.000 W, são feitas em três fios: um neutro e duas fases; por fim, as ligações trifásicas, para tensão de 220 V a 380 V e potência de 25.000 W até 75.000 W, são feitas em quatro fios: um neutro e três fases.
ERRADO! Bateu tudo certo segundo o conteúdo do livro MENOS a tensão do trifásico:
"a. Ligação Monofásica:
• Feita em dois fios: uma fase e um neutro.
• Tensão: 127 V.
• Até 12000 W.
b. Ligação Bifásica:
• Feita em três fios: um neutro e duas fases.
• Tensão: 127 V e 220 V.
• De 12000 W até 25000 W.
c. Ligação Trifásica:
• Feita em quatro fios: um neutro e três fases.
• Tensão: 127 V e 220 V.
• De 25000 W até 75000."