Química, perguntado por vandersonalmeidalope, 4 meses atrás

A energia de ionização é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo no estado fundamental. A primeira energia de ionização é a energia necessária para a remoção do primeiro elétron de um átomo; a segunda energia de ioniza- ção é a energia requerida para a remoção do segundo elétron; e assim por diante. O gráfico a seguir mostra a variação dessas energias de ionização para um determinado elemento.

O fato que explica o comportamento da curva é que, a cada elétron retirado, ocorre:
a) o aumento do raio atômico.
b) o aumento da atração nuclear pelos elétrons restantes.
c) o aumento da eletronegatividade.
d) a diminuição da afinidade eletrônica. o aumento da densidade do núcleo.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielamorip
1

Sobre o gráfico que apresenta a variação da energia de ionização, é correto afirmar que ela aumenta a cada vez que se retira um elétron porque há um aumento da atração nuclear pelos elétrons restantes (letra B).

Energia de ionização

Sabe-se que os átomos são constituídos por um núcleo, composto por prótons e nêutrons, e por uma eletrosfera, onde estão os elétrons. Eles, portanto, estão em constante movimento ao redor do núcleo, tendo em vista que são atraídos por ele.

A energia de ionização consiste na energia necessária para que seja possível retirar um elétron da eletrosfera. Entretanto, a cada elétron que é retirado, essa energia aumenta, pois o núcleo passa a atrair com maior intensidade os elétrons restantes.

Outra questão sobre energia de ionização:

https://brainly.com.br/tarefa/2091055

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes