A energia de ativação de uma reação é a energia mínima necessária para que uma reação ocorra. Segundo a teoria das colisões, esta é uma das barreiras que uma reação deve passar para ocorrer, sendo o choque efetivo outra destas. Dentre os fatores abaixo, assinale todos os que facilitam o choque efetivo entre moléculas: *
14 pontos
Área superficial
Pressão
Catalisador
Temperatura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Área superficial: Pois aumenta a probabilidade de moléculas reagiram. Por exemplo: Ferro reage com ácido ácidos liberando H2. Se vc colocar raspas de ferro reagirá muito mais rápido do que um prego de ferro, pois no primeiro caso haverá mais partículas de ferro reagindo com o reagente.
Seria como vc querer fazer um suco e ter opção de colocar um cubo maciço de açúcar ou açúcar em pó, sendo a segnda muito mais fácil de misturar (apenas analogia - dissolução não é reação).
Catalisador: Pois diminui a energia de ativação da reação. Catalisadores são capazes de diminuir a energia de ativação de uma reação, de modo a fazer com que ela ocorra mais rápido (nosso organismo mesmo é rico em catalisadores, pois reações do nosso metabolismo, sem eles, demoraria demais). Catalisadores não são consumidos durante a reação, não influenciam a constante de equilíbrio e apenas fornecem um novo mecanismo para a reação.
Temperatura: Aumenta a energia cinética média das moléculas, permitindo que haja maior probabilidade de duas partículas colidirem com força e energia suficiente para que tenha um choque efetivo.