Saúde, perguntado por adriellemaria, 9 meses atrás

A endometriose é uma doença benigna crônica de mulheres em idade reprodutiva que leva à diminuição da qualidade de vida, à infertilidade e a altos custos sociais. O manejo atual da endometriose é baseado em tratamento clínico e intervenção cirúrgica. Baseado nesta patologia, assinale a alternativa incorreta.


Escolha uma:
a. O diagnóstico de endometriose deve ser considerado em mulheres com história de dismenorréia secundária, dispareunia de profundidade, dor pélvica não cíclica crônica, sintomas intestinais cíclicos, sintomas urinários cíclicos e infertilidade.
b. O exame físico pode evidenciar desvios laterais do colo uterino, retroversão uterina e nódulos em ligamentos útero-sacros, região retrocervical, fórnice vaginal posterior ou refexão peritonial anterior.
c. Os implantes endometrióticos extrapélvicos podem surgir em tecido celular subcutâneo de cicatrizes cirúrgicas e nos tecidos adjacentes, em geral, após procedimentos ginecológicos e obstétricos com a manipulação do útero, como partos normais, cesáreas, histerectomias, gestações ectópicas e laqueaduras puerperais e sua etiopatogênia pode ser justificada pela combinação de duas teorias: disseminação linfática e metaplasia celômica.
d. A teoria mais aceita para explicar o desenvolvimento da endometriose é a teoria da implantação, descrita por Sampson, em 1927. De acordo com este autor, ocorreria o refluxo de tecido endometrial através das trompas de falópio durante a menstruação, com subsequente implantação e crescimento no peritônio e ovário, teoria esta conhecida como metaplasia celomica.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahlookmarques
2

Explicação:

. O diagnóstico de endometriose deve ser considerado em mulheres com história de dismenorréia secundária, dispareunia de profundidade, dor pélvica não cíclica crônica, sintomas intestinais cíclicos, sintomas urinários cíclicos e infertilidade.

Perguntas interessantes