A ENCICLOPÉDIA DOS ILUMINISTAS E O ILUMINISMO NA ECONOMIA. (p. 11-14)
1)O que é a Enciclopédia? Quando foi criada e por quais motivos ela é importante para nossa sociedade?
2) Em questões econômicas, o que os pensadores iluministas criticavam?
3) Qual foi a ideia que François Quesnay criou para criticar o modelo econômico que acontecia na Europa no contexto iluminista? Escreva sobre ela.
4) Quem é considerado o “pai” do liberalismo econômico? Escreva sobre as bases desse pensamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Boa tarde ✧◝(⁰▿⁰)◜✧
1- Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido".
2- Os pensadores iluministas que criticavam o mercantilismo e suas práticas ficaram conhecidos como filósofos econômicos. No ataque às práticas mercantilistas, eram defendidos o livre comércio contra o monopólio, o fim das barreiras
alfandegárias e de protecionismo.
3 - Uma de suas principais ideias era a defesa da pouca interferência do Estado na economia. Para ele, quanto mais livre a economia melhor. Portanto, seu pensamento econômico estava em sintonia com o Liberalismo Econômico.
4- O principal teórico e pai da teoria do Liberalismo econômico foi Adam Smith.O economista escocês confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais ideias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.