A empresa Western Electric Company, visando conhecer melhor os seus funcionários e entender os efeitos da fadiga na produtividade dos mesmos, contratou o psicólogo e filósofo Elton Mayo, para que o mesmo pudesse realizar testes com os funcionários de uma das filiais da empresa, que ficava localizada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago. A pesquisa contou com quatro fases, as quais foram de grande importância para os resultados alcançados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A empresa Western Electric Company, visando conhecer melhor os seus funcionários e entender os efeitos da fadiga na produtividade dos mesmos, contratou o psicólogo e filósofo Elton Mayo, para que o mesmo pudesse realizar testes com os funcionários de uma das filiais da empresa, que ficava localizada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago. A pesquisa contou com quatro fases, as quais foram de grande importância para os resultados alcançados. Com base nos resultados obtidos nas diferentes fases ou etapas do experimento de Hawthorne, assinale a alternativa correta:
Resposta correta: Na primeira fase do experimento, os funcionários foram divididos em dois grupos, o de controle, onde as condições de trabalho permaneciam as do modelo existente, e o grupo de observação, onde eram feitas mudanças a serem comparadas ao grupo de controle.
Explicação:
No experimento de Hawthorne foram feitas diversas mudanças em relação ao contexto organizacional, dentre elas, os estilos de liderança, que era mais brando no grupo de observação e normal no grupo de controle. No que diz respeito ao experimento, a iluminação, motivo o qual se supunha influenciar no contexto organizacional, se mostrou como não relevante, já que não havia nenhum padrão de alterações a partir das mudanças. Na quarta e última fase, o objetivo era avaliar o comportamento dos grupos informais e não a remuneração, porém, utilizou-se como estratégia a mudança na remuneração a partir da produtividade para alcançar o objetivo de compreender o comportamento destes grupos. Por fim, a primeira fase do experimento de Hawthorne, foi de suma importância, pois a partir disso, que passou-se a considerar que o fator psicológico preponderava sobre o fisiológico. Ainda que não apresentando resultados satisfatórios, estes não estavam relacionados à produtividade (visto que a mesma sempre aumentava), mas à não existência de um padrão relacionado à iluminação, fator no qual se acreditava influenciar no ambiente de trabalho.