Administração, perguntado por Kessya74, 11 meses atrás

A empresa Silva Tecnologia, situada na cidade de Dom Pedrito, realiza manutenção e instalação de programas que facilitam o processo de gestão em empresas de pequeno porte na cidade.

Pedro, funcionário da empresa há mais de 20 anos, é responsável pela área comercial. Suas habilidades na área são indiscutíveis: negocia com clientes, atende o cliente com pontualidade e agilidade e bate todas as metas. Diante disso, foi nomeado líder do setor (por ser o funcionário mais antigo, foi o escolhido, sem que a empresa realizasse algum processo de seleção interna) e acabou assumindo uma equipe de 30 funcionários. Desde que assumiu o cargo, já se passaram 12 meses, e algumas considerações podem ser feitas sobre este período.

Você, enquanto consultor, foi contratado para desenvolver uma atividade na área comercial com o objetivo de solucionar essas questões. Diante dos fatos, você já percebeu que Pedro não tem habilidades para liderar uma equipe. Como você apresentaria a importância da liderança para os gestores que, assim como Pedro, têm dificuldades em liderar uma equipe?​​​​​​​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
23

Resposta:

Padrão de resposta esperado:

Explicação:

A situação apresentada no estudo de caso, referente à empresa Silva Tecnologia, é comum em muitas organizações. Nem sempre um profissional que se destaca por sua eficiência na função está pronto para liderar uma equipe. Os líderes devem ser influências positivas, engajando todos os seus liderados e guiando a equipe para o crescimento.

Antes de eleger Pedro e passar a ele o comando de uma equipe, a empresa deveria conhecer de perto sua relação com os demais colegas. Observar sua conduta, seu estilo de trabalho dentro da empresa, para depois, diante de um processo de seleção interno, verificar se ele estava apto para exercer a função.

A liderança não pode ser relacionada com a hierarquia — é muito comum confundir liderança com nível hierárquico ou tempo de trabalho na organização, como na situação de Pedro. A empresa pode considerar Pedro como um bom profissional na área comercial, coordenando bem suas atividades e atingindo metas, mas isso não faz dele um líder.

Respondido por winederrn
3

A liderança é importante para o alcance das metas e objetivos estratégicos de organizações públicas e/ou privadas. Desse modo, Pedro pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento da organização em que ele atua.

Benefícios da liderança no ambiente de trabalho

  • Criação e manutenção de relacionamentos - tendo em vista o fato de que o líder é uma pessoa capacitada (com habilidades humanas) para lidar com outros indivíduos;
  • Motivação - o comportamento (do líder) é um aspecto muito importante para gerar engajamento e motivar a equipe de trabalho.

Por fim, vale destacar que as habilidades de liderança (saber falar, saber ouvir, ter empatia, entre outras) podem ajudar Pedro na comunicação e no tratamento com demais colaboradores da área comercial.

Aprenda mais sobre o tema liderança em:

https://brainly.com.br/tarefa/15796900

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes