Administração, perguntado por martafernanda2018, 11 meses atrás

A empresa Pequeno Anjo fabrica e revende com sua marca itens destinados a bebês e gestantes nos mercados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Cerca de 70% de suas vendas ocorre em lojas multimarcas e os 30% restantes através de belas lojas próprias colocadas em shoppings centers de cidades grandes e médias. Sua produção está concentrada em Campinas (SP) e região, o que lhe dá uma posição logística favorável para atender seus mercados atuais com custos competitivos de frete. A empresa possui design próprio, corte e aplicação dos detalhes/acabamentos é feita internamente numa estrutura com 120 funcionários diretos e faturamento de 25 milhões de reais por ano. As outras etapas de produção são realizadas em pequenas facções parceiras. No último trimestre a empresa constatou um aumento de 16% em suas reclamações sobre problemas de qualidade em seus produtos. A diretoria solicitou que seja feita um diagnóstico que deve apontar as causas deste problema e contramedidas para reverter o quadro.
Baseado nos conceitos das unidades referidas responda os comandos abaixo:

Proponha um indicador para avaliar o objetivo de desempenho Rapidez/Tempo na logística da empresa Pequeno Anjo, descreva o mesmo segundo os seguintes campos: nome do indicador, fórmula, tipo e objetivo. [30%]
Considere que um dado departamento ou loja da, Pequeno Anjo, apresente um desvio em seus indicadores entre o resultado real e o esperado. Explique os conceitos de PDCA e o 5W1H e estabelece a relação entre os dois para que possam ser utilizados com intuito de corrigir o problema (desvio nos resultados)?[40%]
Considere a tela de fatores da Melhoria Contínua (figura 1) e o texto sobre a Liberty Seguros. Identifique se os fatores "Envolvimento da Alta Administração" e "Metas Vivas na Organização" estão presentes no texto e em quais circunstâncias. [30%]

Soluções para a tarefa

Respondido por vicavukelic
1

Resposta:

A) Poderiamos criar um indicdor para avaliar a qualidade do produto, assim poderiamos verificar com mais eficacia o que acontece na produção. Um Indicador de Eficácia — Satisfação e Fidelidade do Cliente, surtiria um efeito bem positivo para encontrar o GAP na produção.

Para desenvolver esse tipo de indicador é preciso elaborar uma pesquisa para saber se o cliente está satisfeito, se voltaria a comprar e se recomendaria o serviço. Toda empresa deveria ter um indicador desse nível pois ele é imprescindível para o sucesso do negócio.

O recomendável é fazer uma boa pesquisa com os clientes para estudar a força do produto ou serviço no mercado. O ideal é enviar por e-mail uma pesquisa de satisfação (rápida, objetiva e concisa), ou usar plataformas de pesquisa automatizada que fazem isso usando a metodologia NPS, por exemplo.

Outro Indicador que poderia ser criado para garantir a eficacia na logistica é  o de Entregas dentro do prazo, o objetivo deste indicador é identificar possíveis problemas no seu processo de atendimento de pedidos.

Ele se refere a relação entre os pedidos entregues dentro do prazo estipulado e o total de pedidos, assim, quando este KPI está muito baixo, significa que há problemas processuais que precisam ser corrigidos.

Por exemplo: planejamento desatualizado, sistemas de recebimento de pedidos insuficientes para o tamanho da demanda etc.

B) A ferramenta que eu utilizaria é o Diagrama de Pareto, pois ele é uma ferramenta gráfica que ajuda a identificar a relação causa e consequência/efeito. A sua análise auxilia na identificação dos principais problemas que afetam uma organização e seus processos. O princípio de Pareto foi desenvolvido inicialmente para estudar a distribuição desigual das riquezas e  o guru Joseph Juran implementou o Diagrama de Pareto para explicar que 80% das consequências/efeitos são decorrentes 20% das causas.

Por exemplo: A empresa Pequeno Anjo identificou que o número de clientes insatisfeitos (consequência/efeito) com o serviço prestado aumentou drasticamente. Para isto, ela elaborou uma pesquisa, questionando os clientes sobre os motivos (causas). Assim conseguimos desenvolver o grafico e fazer uma analise mais clara das principais problemas, como: Defeito no produto, demora na entrega, preço muito alto.

C) Os 2 fatores que eu identifiquei foram:

Comprometimento com os Resultados

Metas Vivas na Organização

Verificando o texto e a alta performançe que a Liberty passou desenvolver após se comprometer e implementar a melhoria continua foi identificar que sempre há como melhorar e atingir os resultados. Pois a empresa que deseja adotar esse tipo de desenvolvimento precisa enrraizar esses 3 pilares.  

Exige continuidade: como já dissemos, a melhoria contínua é um processo cíclico sem fim. Você melhora, analisa, estuda os pontos de melhoria e começa outro plano de ação!

É uma cultura: não se trata apenas de melhorar processos, e sim de mudar toda a questão cultural da empresa. É uma filosofia de negócios, ou seja, deve estar inserida em todos os níveis da empresa, desde a alta administração até os operários do chão de fábrica.

Benefícios para todos: a mudança deve trazer benefícios gerais, envolvendo todas as áreas, não apenas uma específica. Todos os processos da empresa devem ser englobados, assim como a vida de todos os colaboradores responsáveis.

Ao meu ver somente após isso a empresa conseguirá se estabelecer e criar seu plano de melhoria continua.

Perguntas interessantes