A empresa Neon está analisando a viabilidade econômico-financeira da realização de três projetos de investimentos. Para isso, a empresa calculou a Taxa Interna de Retorno (TIR) de cada uns dos projetos. A TIR pode ser visualizada no quadro abaixo: PROJETO TIR AO ANO Projeto I 14% Projeto II 12% Projeto III 22% Elaborado pelo professor, 2019. Sabendo que o custo de capital da empresa é 11% ao ano, pode-se afirmar que é/são economicamente aceitável(is) o(s):
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que os três projetos são economicamente viáveis, pois a taxa interna de retorno é maior que o custo de capital.
O Valor Presente Líquido (VPL) é um método utilizado para efetuar a análise da viabilidade econômica de investimentos, por meio dos fluxos de caixa futuros. Nesse caso, utilizamos a seguinte equação:
Onde FCt é o valor da entrada de dinheiro, i é a taxa de atratividade do período e n é o número de períodos.
Nesse caso, temos o conceito de Taxa Interna de Retorno (TIR), a qual representa a taxa de desconto de um fluxo de caixa futuro quando representado seu valor líquido no presente.
Para que um projeto seja viável, a TIR deve ser deve ser maior que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), também conhecida por custo de capital. Quando menor, podemos dizer que o projeto não é viável.
A partir disso, podemos concluir que todos os projetos apresentados são viáveis, pois possuem TIR's maiores que o custo de capital.