A empresa Gente Bonita é uma clínica multiprofissional de saúde e orienta suas práticas a partir de três principais eixos: saúde, beleza e longevidade. Como a empresa (que é familiar) cresceu exponencialmente no último ano – contratação de 50 novos colaboradores – o diretor administrativo, juntamente com seu time de gestão de pessoas, identificou alguns gaps de performance a partir de avaliação realizada.
Especificamente, questões relacionadas ao acolhimento sistêmico dos pacientes estavam parcialmente desatendidas por parte dos profissionais entrantes, o que lacuna políticas e estratégias que sobremaneira representam vantagem competitiva para a empresa no segmento de saúde e beleza.
A partir do exposto, podemos considerar que o diretor administrativo e sua equipe, no caminho de desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento, já contemplaram dois de quatro elementos essenciais do treinamento (ROSEMBERG, 2006), quais sejam:
Soluções para a tarefa
Resposta:
C.
Melhorar um desempenho específico, alinhado à estratégia organizacional.
Explicação:
O treinamento possibilita o desenvolvimento de capacidades importantes à consecução dos fins organizacionais. A expressão treinamento e desenvolvimento foi primeiramente utilizada nas empresasnorte-americanas e, a partir dos anos 2000 a exoressão passou a ser utilizada no Brasil. Recentemente, encontramos a expressão treinamento, desenvolvimento e educação, tal processo envolve intrução, colaboração, compartilhamento e atualização de comportamentos que signifiquem profícuos resultados na performance laboral, por exemplo. Na literatura, aparecem diferentes possibilidades para estruturação destes programas, Rosemberg (2006), especificamente, identifica as seguintes fases: 1) intenção “de melhorar um desempenho específico”; 2) proposta “que reflete a estratégia instrucional”; 3) meios “pelos quais a instrução é entregue”; 4) a avaliação com variação dos níveis de complexidade. Na empresa Gente Bonita, o diretor administrativo e sua equipe identificaram o acolhimento sistêmico ao paciente como um gap específico, bem como o desalinhamento deste com a estratégia organizacional, o que deve bussolar a proposição do programa de treinamento e desenvolvimento, para integração entre políticas e práticas
Resposta:
Melhorar um desempenho específico, alinhado à estratégia organizacional.
Explicação: