A empresa Bom Resultado S/A conta com uma equipe de 150 vendedores em seu quadro funcional e trabalha com o sistema de remuneração flexível, o qual foi implantado por uma consultoria da área de remuneração e benefícios. Durante o período de implantação, a coordenação da área de RH manteve apenas a colaboradora Anelise, analista de folha de pagamento, envolvida com o processo junto à consultoria. No entanto, há necessidade de ter um profissional qualificado para atuar diretamente neste sistema.
Descrição da imagem não disponível
Diante do exposto, crie o perfil do cargo, contendo tempo de experiência e os requisitos para atuar na função. Tais informações serão utilizadas no processo seletivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apontada por diversos autores como uma das alternativas para os problemas da gestão tradicional de salários, a participação nos lucros e/ou resultados (PLR) pode ser vista como a principal forma de remuneração flexível no país. De acordo com essa perspectiva, o presente trabalho analisa os programas de PLR definidos pelos programas e acordos coletivos arquivados nas entidades sindicais dos trabalhadores metalúrgicos da região metropolitana de Belo Horizonte, mais especificamente na área de atuação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Betim. Ao analisar esses acordos, nota-se que é possível identificar alguns pontos convergentes por meio da identificação das características mais adotadas nesses acordos, tais como a participação nos resultados, a vigência de um ano, o pagamento efetuado em duas parcelas, o critério de pagamento (abono/prêmio fixo e proporcionalidade ao salário) e a existência de metas estratégicas e disciplinadoras.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Para criar o perfil do cargo, você realizou algumas pesquisas, tais como o CBO da função, a descrição do cargo e outras verificações. A partir desta pesquisa, foi possível realizar o levantamento dos requisitos e do tempo de experiência do cargo. A seguir, os dados do seu levantamento:
Cargo: Analista de remuneração
Tempo de experiência: Mínimo de 6 meses/desejável de 3 anos.
Requisitos do cargo:
- Apoiar as lideranças através do desenvolvimento ou da introdução de novas técnicas relativas às estratégias de remuneração.
- Acompanhar as mudanças na estrutura organizacional da empresa, visando a manter atualizado o sistema de remuneração.
- Propor políticas e práticas salariais e de benefícios que sejam internamente justas e estejam alinhadas com o mercado.
- Controlar a política salarial da empresa, promovendo critérios justos.
- Controlar as alterações no organograma funcional para mantê-lo atualizado em termos de alçadas, atribuições e responsabilidades de cargos, áreas e funções organizacionais.
- Garantir a aplicação correta de legislação, acordos e convenções coletivas e de normas e portarias sobre os assuntos relacionados às questões salariais.