A empresa Alfa TEC* atua no segmento de Tecnologia da Informação, um mercado em crescimento e em constante transformação. Ela tem como padrão dar oportunidades de crescimento aos seus colaboradores e uma de suas estratégias é realizar o recrutamento interno. Atualmente a empresa passa por uma fase de expansão, necessitando contratar um novo gestor para sua área operacional e ao realizar um recrutamento interno, ficaram para etapa final os seguintes candidatos:
– João, que possui excelente conhecimento técnico e experiência, porém é bastante acomodado e apresenta resistência a mudanças;
– Marcelo, com menor conhecimento técnico e experiência, mas é bastante motivado e possui flexibilidade para lidar com mudanças.
Com base nas informações acima, produza um texto dissertativo, respondendo qual dos dois candidatos deve ser aprovado para a vaga em questão, justificando a sua resposta.
Para auxiliá-lo nesta questão você deverá ler os capítulos 7 e 10 do livro Administração de Pessoas
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
O crescimento de uma empresa pode advir de inúmeras estratégias mercadológicas, tais como: expansão das áreas de atuação, maior abrangência de público-alvo, processo de fusão ou incorporação com outras empresas, dentre outros. Em qualquer uma dessas situações, a expansão das operações da empresa resulta tende a resultar em contratação de novos colaboradores e promoções internas.
A promoção interna é um dos principais meios de suprir a demanda por profissionais para ocupar cargos de responsabilidade dentro da organização, tendo como principal vantagem motivar os indivíduos que já trabalham na empresa bem como dar oportunidade a pessoas já conhecidas. Porém, esse as promoções/recrutamentos internos tem como desvantagens não trazer novas ideias para empresa, gerir pessoas que podem não se adaptar a mudanças bem como pagar um salário muito elevado ao profissional, devido ao mesmo estar sendo promovido.
Desse modo, é importante que o gestor tenha em mente que ao realizar um recrutamento interno, o mesmo pode se deparar tanto com funcionários experientes quanto com funcionários que iniciaram a pouco na organização.
Funcionários experientes são muito valorizados, pois já conheçam o processo. Todavia, se estes forem resistentes a mudança e acomodados, nem mesmo seu conhecimento do processo poderá ser um diferencial no momento da promoção, já que este não apresentará perfil adequado a uma posição em que terá de comandar outros colaboradores, podendo propagar esta cultura para seus subordinados.
Já um colaborador menos experiente, mas motivado e flexível para lidar com mudanças, pode ser cotado como um bom candidato a vaga, pois, pode ser moldado pela empresa e crescer junto com ela.
Desse modo, ao se deparar com estes dois modelos de profissionais, é importante que se compare suas competências, atitudes e habilidades com as atividades que serão desenvolvidas na vaga da promoção, a fim de que a contratação seja realizada de modo eficiente e benéfico a organização.
Bons estudos ;)