A empresa Ágora desenvolveu um sistema de avaliação de desempenho com a participação das pessoas. Este sistema consiste no preenchimento de um formulário, numa única reunião, entre avaliado e avaliador, com duração aproximada de cerca de duas horas. O novo sistema de avaliação não foi publicizado pela empresa (nem pelo gestor tampouco pela área de Recursos Humanos) e os avaliados foram responder às questões sem saber que passariam pela avaliação.
Após o primeiro ciclo, e com o registro das primeiras impressões, o público participante (funcionários), em geral, deu ênfase às perguntas repetidas, cansativas, muitas vezes distanciadas da realidade do processo de trabalho da empresa. Além disso, boa parte dos participantes informou que não encontrou resposta para alguns questionamentos, pois não entendeu, de fato, o que estava sendo perguntado; apesar de o avaliador parecer seguro ao realizar a orientação da avaliação. Sobre este sistema de avaliação, responda:
a) O perfil do avaliador não atende às exigências para o desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho com a participação de pessoas.
b) Clima hostil entre avaliador e avaliado comprometeu a percepção dos participantes acerca da objetividade e clareza da avaliação de desempenho.
c) O sistema de avaliação demonstrou fraqueza quanto ao processo e objetivos de aplicação no que concerne à organização, apresentação, objetividade e clareza; desse modo, é possível que planejamento de ações de treinamento e desenvolvimento sejam comprometidas na referida empresa.
D) O sistema de avaliação de desempenho apresentado pela empresa Ágora é eficiente, pois não é tarefa da empresa informar aos colaboradores sobre o processo de avaliação de desempenho. É papel do funcionário buscar essas informações.
E) A dificuldade que os colaboradores da empresa Ágora enfrentaram para responder aos questionamentos constantes na avaliação de desempenho, indica que a avaliação de desempenho com a participação das pessoas (colaboradores) é uma prática que deve ser repensada pela referida empresa.
Soluções para a tarefa
Resposta: c)
O sistema de avaliação demonstrou fraqueza quanto ao processo e objetivos de aplicação no que concerne à organização, apresentação, objetividade e clareza; desse modo, é possível que planejamento de ações de treinamento e desenvolvimento sejam comprometidas na referida empresa.
Explicação:
As falhas descritas não são específicas do avaliador, mas sim do processo. Não há animosidade neste processo. Há, ao contrário, um ambiente propício ao relacionamento. A objetividade e a clareza no desenvolvimento e apresentação da avaliação de desempenho são importantes para o desenvolvimento de um plano de treinamento e desenvolvimento adequado para cada empresa e seus colaboradores. A falha na comunicação por parte da empresa sobre o processo de avaliação de desempenho compromete a compreensão dos colaboradores sobre sua participação no processo. Quanto mais pessoas (chefe, colaborador, cliente, comissões) participarem do processo de avaliação de desempenho, maiores benefícios esse processo pode trazer para a organização – a empresa Ágora falhou em:
1) não desenvolver um sistema de avaliação eficaz, alinhado às singularidades do trabalho da empresa;
2) não informar antecipadamente sobre a realização da avaliação;
3) não explicar como deveria ser respondida.
Resposta:
Letra C.
Explicação:
O sistema de avaliação demonstrou fraqueza quanto ao processo e objetivos de aplicação no que concerne à organização, apresentação, objetividade e clareza; desse modo, é possível que planejamento de ações de treinamento e desenvolvimento sejam comprometidas na referida empresa.