A empresa ABC produz e comercializa vários produtos. Foi solicitada à Controladoria uma análise de Ponto de Equilíbrio de um de seus produtos, conhecido como XPTO. Sabendo-se que este produto possui uma Margem de Contribuição Unitária no Valor de R$ 1.234,80 e Custos e Despesas Fixas ao ano no valor de R$ 21.000,00, qual o Ponto de Equilíbrio, ou seja, a quantidade mínima necessária que empresa precisa produzir para não obter prejuízo com este produto. Alternativas:
10 Unidades.
5 Unidades.
17 Unidades.
30 Unidades.
20 Unidades.
Soluções para a tarefa
17 Unidades.
A margem de contribuição é um indicativo calculado através do preço de venda dos produtos subtraindo-se dele o valor dos custos e despesas variáveis. A partir da margem de contribuição chega-se ao lucro retirando-se dela os custos e despesas fixas, que são os que não entraram anteriormente.
O ponto de equilíbrio de uma empresa é o valor mínimo que ela precisa vender para poder equilibrar as contas de receitas e despesa e não obter prejuízos, ou seja, o valor das vendas é suficiente para arcar com todas as despesas e todas as receitas.
Entendendo esse conceitos pode-se chega a resposta de quantas unidades precisam ser vendidas para encontrar o ponto de equilíbrio da seguinte forma:
Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição Unitária
21.000,00 / 1.234,80 = 17,006
Dessa maneira chega-se ao resultado que o ponto de equilíbrio é alcançado quanto são vendidas 17 unidades.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!