A emissão de poluentes atmosféricos, ocasionada tanto pelos automóveis, quanto por indústrias, altera a qualidade do ar urbano, podendo prejudicar a saúde da população. A vegetação urbana pode contribuir para a dispersão e deposição destes poluentes, aumentando a qualidade do ar. De acordo com Mcdonald (2016) as árvores podem ser consideradas grandes filtros naturais, visto que ao absorver o ar que carrega certa concentração de materiais particulados, há uma retenção destes, conseguindo removê-los parcialmente e melhorar a qualidade do ar. Além disso, a vegetação funciona como uma barreira natural, impedindo o alcance desses gases em determinados locais. Outro aspecto benéfico relacionado é que o ar mais limpo, após a passagem das árvores, irá se misturar com locais onde não há esse tratamento natural, e a partir disso, ocasionar uma rediluição desses compostos, melhorando de certa forma, a qualidade do ar local. Dessa forma, o projeto e a localização adequados das árvores urbanas podem garantir que as pessoas melhorem sua saúde, evitando problemas eventuais e crônicos relacionados ao sistema respiratório. Fonte: MCDONALD, R. ; KROEGGER, T.;BOUCHER, T.; LONGZHU, W.; SALEM, R. Planting Healthy Air: A global analysis of the role of urban trees in addressing particulate matter pollution and extreme heat. The Nature Conservancy, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018. Sobre os benefícios da arborização urbana na qualidade do ar, é possível afirmar: I - A arborização urbana contribui para a melhoria da qualidade do ar, tanto no sentido de dispersar poluentes, quanto no processo de absorção natural, que permite a retenção de materiais particulados. II – A vegetação urbana pode contribuir para a melhoria da saúde dos habitantes, principalmente por mitigar eventuais poluentes que intensificam ou ocasionam problemas respiratórios. III – Um aspecto negativo do uso de vegetação nas cidades é que ela é capaz de melhorar o ar apenas no âmbito local, aumentando a concentração dos poluentes em locais onde não há árvores. IV – O emprego da arborização urbana para a mitigação de emissões atmosféricas é uma forma de auxiliar na melhoria da qualidade de vida das cidades, bem como economizar recursos financeiros. Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
II e IV
Explicação:
A vegetação urbana pode contribuir para a melhoria da saúde dos habitantes, principalmente por mitigar eventuais poluentes que intensificam ou ocasionam problemas respiratórios.
O emprego da arborização urbana para a mitigação de emissões atmosféricas é uma forma de auxiliar na melhoria da qualidade de vida das cidades, bem como economizar recursos financeiros.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás