Biologia, perguntado por QuesiaSiq, 5 meses atrás

A emergência e a disseminação de betalactamases de espectro estendido (ESBL) entre os membros da família Enterobacteriaceae têm sido descritas mundialmente como ponto de urgência clínica devido à grande incidência desses isolados em infecções relacionadas com a assistência à saúde (IRAS).

A esse respeito, as ESBL são definidas como enzimas capazes de hidrolisar cefalosporinas de terceira e quarta gerações e aztreonam e são inativadas por inibidores específicos, isto é, clavulanato, sulbactam e tazobactam. As ESBL são codificadas por genes presentes em elementos genéticos móveis, como plasmídeos, transposons e integrons, os quais também carregam genes de resistência a outras classes de antibióticos, de modo que o isolamento de cepas produtoras de ESBL multirresistentes é a principal causa de falha terapêutica, levando ao aumento considerável de morbidade por infecções bacterianas.

Por outro lado, o uso de antimicrobianos na produção animal tem favorecido a seleção de enterobactérias produtoras de ESBL com potencial para disseminação na comunidade por meio de contato direto e consumo de alimentos contaminados, podendo ainda se estabelecer nos ecossistemas.

Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



As formas principais pelas quais as bactérias apresentam resistência aos antimicrobianos ß–lactâmicos são por produção de ß–lactamases, ou seja, com produção de enzimas que degradam ß–lactâmicos e também pelo aumento da permeabilidade bacteriana ao antimicrobiano, o que permitem a entrada de nutrientes e outros elementos para o interior da célula.



PORQUE



O uso indiscriminado, excessivo ou incorreto permite que ocorra a transferência de genes de resistência por plasmídeos móveis de origem extra cromossomal, por mutação cromossômica direta ou ainda por modificações estruturais das proteínas ligadoras de penicilina (exemplo de ß–lactâmicos) codificadas pelo gene mecA.

A respeito destas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

d.
As asserções I e II são proposições falsas.

e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por andersonkstro
13

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. Correto

Explicação:

Alternativa letra C


anabias2s2: correto. corrigido AVA
Respondido por guilhermegalvep9cskn
1

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Explicação:

correto segundo o AVA :)

Perguntas interessantes