A emancipação política do estado de Alagoas
No dia 16 de setembro é comemorado a Emancipação Política de Alagoas. São 205 anos desde o dia em que o estado se separou de Pernambuco, a emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.
Segundo a maioria dos historiadores, o desmembramento teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana, e um prêmio à Alagoas por não ter aderido ao movimento republicano, em 1817.
A separação de Alagoas se deu da seguinte forma, Alagoas, que era uma comarca de Pernambuco, recebeu a recompensa de se tornar um estado independente depois que a República Pernambucana acabou. Isso porque os alagoanos (que na época eram pernambucanos) lutaram ao lado do governo português para derrubar o próprio país.
O atilamento político do conde dos Arcos levou o rei a alforriar o território das Alagoas da tutela de Pernambuco, visando, talvez, o enfraquecimento da capitania turbulenta.
Quais as causas da emancipação?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Para o Rei Dom João VI, firmar uma base política em Alagoas era muito importante para o reino de Portugal, uma vez que economicamente falando era um distrito rico, tanto que o rei assinou um decreto elevando o distrito de Alagoas a Capitania de Alagoas (totalmente independente da Capitania de Pernambuco).
Perguntas interessantes
Pedagogia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás