História, perguntado por raquelmotamelo5801, 3 meses atrás

A emancipação politica do brasil deu-se no contexto de insatisfações portuguesas diante da atitude proletária de d. João vi sobre a tematica assinale a alternativa correta

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

A emancipação política do Brasil deu-se no contexto de insatisfações portuguesas com a demora da família real para retornar para Portugal e acatar as ordens de recolonização do Brasil. Sobre isso, podemos afirmar que a alternativa correta sobre esse assunto é a letra a).

Análise das Afirmativas sobre Emancipação Política do Brasil

a) Está CORRETA, pois em decorrência da tensão política entre a aristocracia brasileira, que não aceitaria a situação de recolonização do Brasil após a volta da família real portuguesa, Dom Pedro irá descumprir ordens da Coroa no dia 9 de Janeiro de 1822, conhecido como "Dia do Fico".

b) Está INCORRETA, pois os partidários da Corte portuguesa não eram a favor da abolição da escravidão pois sua economia dependia dela; não defendiam a reforma agrária pois eram detentores de latifúndios; não queriam o fim das relações com a metrópole portuguesa.

c) Está INCORRETA, pois tinha como o objetivo de recolonizar o Brasil e não emancipar-se dele.

d) Está INCORRETA, pois Dom João VI obedeceu às manifestações populares que eclodiram na Revolução Liberal do Porto.

e) Está INCORRETA, pois Dom Pedro I não acatou as deliberações da Assembleia Constituinte, e "democrático" não define seu governo.

Afirmativas que Estavam Faltando

A) D. Pedro I, na condição de Príncipe Regente, atendeu aos clamores populares e decidiu desobedecer à convocação das Cortes de Lisboa em manifestação pública, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 1822.

B) Os partidários da manutenção da Corte Portuguesa no Brasil eram favoráveis à abolição da escravidão, à reforma agrária e ao rompimento definitivo com a antiga metrópole.

C) A revolução do Porto, movimento de cunho liberal que eclodiu em 24 de agosto de 1820, tinha intenção de emancipar o Brasil, desmembrando o que ainda estava no império ultramarino português.

D) D. João VI retornou a Portugal em 1821, após ter se recusado a atender as manifestações populares que o pressionavam a jurar obediência à nova constituição portuguesa.

E) D. Pedro I, profundamente marcado por concepções liberais e democráticas, acatou as deliberações da Assembleia Constituinte de 1822.

Saiba mais sobre "Emancipação Política do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes