História, perguntado por KdrGames, 11 meses atrás

a) em sua opinião a autora do texto conseguiu comprovar o que afirma?
B) em que trecho do texto fica evidente a existência de trocas culturais entre indígenas e europeus?
C) na segunda metade do século XIX surgiram na Europa novos tipos de indústrias, que tinham a borracha como matéria prima essencial. Que indústrias eram essas?
D) reflita e elabore um comentário sintético sobre a ideia defendida pela autora do texto.
E) está na foto (Não é tão importante quanto as de cima mas se puder ajudar...)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BioXpesquisas
206
A. Sim, pois realmente a cultura indígena contribuiu muito para a formação da nossa, diria até que tenha sido fundamental. Então, no texto podemos observar que a autora nos dá vários exemplos de coisas que surgiram a partir dos indígenas, como frutas, vegetais e a borracha. Muito embora os colonizadores tenham desconstruído muita coisa da essência, as marcas indígenas permanecem até hoje em nossa cultura.

B. Podemos ver nitidamente essa troca cultural no trecho em que diz que várias espécies de vegetais cultivados pelos indígenas foram adotadas pelos colonizadores, mesmo que, em partes, tenham feito com intenções diferentes.

C. Podemos citar a indústria automobilística, que passou a precisar muito da borracha, principalmente para a fabricação de pneus.

D. Tomando por base o texto lido, podemos observar que a autora defende muito a ideia de que os indígenas foram de suma importância para a construção da cultura brasileira, apesar de que os europeus também deixaram suas marcas em nós. Os indígenas contribuíram tanto para nossa formação cultural quanto para os colonizadores, já que muitas coisas exploradas aqui foram exportadas para a Europa, tornando-a cada vez mais rica. Sem falar que, é relevante lembrar que os próprios indígenas foram escravizados e usados como ponte para o lucro. Então, podemos concluir que existem ligações fortes entre os europeus e os indígenas, positivas e negativas, as quais constroem nossa história.

E. É um conflito que, historicamente, já dura anos, o qual os índios reivindicam seus direitos sobre as terras que, a princípio, eram habitadas somente por eles até a chegada dos europeus. E, por outro lado, tem os interessados nessas terras visando poder e lucro, como diz na própria questão. Então, na minha opinião, acredito que a luta dos índios tem sim argumentos relevantes e justos, pois o que era apenas deles foi invadido e tomado a força, aos poucos. Ou seja, os indígenas só pedem aquilo que é direito deles, muito embora seja necessário a terra ser dividida para todos.

Espero ter ajudado.
Respondido por makmorales
118

a. Sim, a autora conseguiu comprovar o que afirma ao demonstrar que os povos indígenas contribuíram para diversos avanços na humanidade,

b. As trocas culturais entre indígenas e europeus ficam claros no trecho "as principais plantas de que se alimenta ou utiliza a humanidade ... foram descobertas e domesticadas pelos indígenas".

c. As indústrias da borracha surgiram na Europa para gerar matéria-prima e produtos para outras indústrias, geralmente de bens de consumo.

d. A principal ideia defendida pela autora é que os povos indígenas deram grandes contribuições para a civilização ocidental, e que elas são usadas até os dias de hoje.

Para mais sobre os povos indígenas, visite:

https://brainly.com.br/tarefa/429178

Anexos:
Perguntas interessantes