a) Em seu caderno , descreva as charges . Elas possuem alguma relação entre si? b) Após a leitura do texto qual é a crítica que as charges apresentam? explique com suas palavras . c) Ao ler o texto e observar as charges , é possível identificar os grupos sociais que defendiam a Anistia? Justifique. d) Qual é a ironia apresentada por Henfil na charge (imagem 2 ) ? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) em seu caderno , descreva as charges Elas possuem alguma relação entre si?
R: Sim, ambas as charges tratam do período da ditadura militar e mostram os reflexos da mesma, a primeira charge mostra de forma satirica a perseguição implacável a oposição e a segunda retrata que mesmo com a anistia advinda posteriormente o reflexo dessa ditadura sanguinária é irreparável (exemplificado pela morte do jornalista Herzog).
b) Após a leitura do texto qual é a crítica que as charges apresentam Explique com suas palavras.
R: Crítica a forma de governo ditatorial e os seus princípios básicos de dominação e censura.
c) Ao ler o texto e observar as charges , é possível identificar os grupos sociais que defendam a anistia justifique em seu caderno.
R:A grande maioria da população entre eles os grandes intelectuais do período defendiam o fim do regime repressivo e a anistia para os presos políticos o que acabou acontecendo ainda durante o regime militar em razão da forte pressão assim como a revogação dos famigerados atos institucionais.
d)Qual é a ironia apresentada por Henfil na charge (imagem 02) justifique sua resposta.
R: A ironia apresentada é que mesmo com a concessão da anistia os impactos da ditadura militar eram irreversíveis exemplificada pela morte do jornalista Herzog.
A) Sim, elas mostram o contexto da aprovação da Lei da Anistia em 1979.
B) As charges criticam a postura violenta dos militares, até mesmo no momento em que a anistia política foi concedida aos opositores do governo. Além disso, mostra os danos irreparáveis que a ditadura havia cometido, como exemplo da morte do jornalista Vladimir Herzog.
C) Os grupos que defendiam a anistia eram os intelectuais, artista, políticos da oposição e a população em geral.
D) A ironia é a concessão da anistia após a realização de danos irreparáveis pelos militares, como exemplo a morte de Herzog, que recebeu a "anistia" quando já estava morto.
Lei da Anistia
A Lei da Anistia foi aprovada em 1979 no Brasil durante o período de abertura da ditadura militar no Brasil no mandato de Geisel e Figueiredo. Em 1964, havia ocorrido o golpe militar no Brasil e o governo passou a ser comandado por oficiais do exército. Desde então, o congresso nacional havia sido destituído e os direitos políticos de muitas pessoas que eram da oposição foram suspensos ou até cassados.
Nesse período, os opositores do governo foram perseguidos e sofriam com tortura, deportações e muitas pessoas foram mortas. Os principais grupos que sofreram com essas perseguições foram políticos da oposição, artistas, jornalistas e intelectuais. Em 1979, após grande pressão popular, a Lei da Anistia foi aprovada, concendendo o perdão político a todos os opositores do governo, mas também dava a anistia aos militares que haviam cometidos todas essas atrocidades.
Aprenda mais sobre a ditadura militar no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6676060
#SPJ3