História, perguntado por giovannasantos123456, 8 meses atrás

a) em seu caderno,Descreva as charges. elas possuem alguma relação entre si ?

b)após a leitura do texto, Qual é a crítica que a charge apresentam? Explique com suas palavras.

c)a o ler o texto e observar a charge é possível identificar os grupos sociais que defendiam a Anistia?justifique em seu caderno.

d)Qual é a ironia apresentada por Henfil na charge (imagem 2 )?Justifique sua resposta

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por diegovinicius200
509

Resposta:

a) em seu caderno , descreva as charges Elas possuem alguma relação entre si?

R: Sim, ambas as charges tratam do período da ditadura militar e mostram os reflexos da mesma, a primeira charge mostra de forma satirica a perseguição implacável a oposição e a segunda retrata que mesmo com a anistia advinda posteriormente o reflexo dessa ditadura sanguinária é irreparável (exemplificado pela morte do jornalista Herzog).

b) Após a leitura do texto qual é a crítica que as charges apresentam Explique com suas palavras.

R: Crítica a forma de governo ditatorial e os seus princípios básicos de dominação e censura.

c) Ao ler o texto e observar as charges , é possível identificar os grupos sociais que defendam a anistia justifique em seu caderno.

R:A grande maioria da população entre eles os grandes intelectuais do período defendiam o fim do regime repressivo e a anistia para os presos políticos o que acabou acontecendo ainda durante o regime militar em razão da forte pressão assim como a revogação dos famigerados atos institucionais.

d)Qual é a ironia apresentada por Henfil na charge (imagem 02) justifique sua resposta.

R: A ironia apresentada é que mesmo com a concessão da anistia os impactos da ditadura militar eram irreversíveis exemplificada pela morte do jornalista Herzog.


giovannasantos123456: Obrigada
gfgomespiraju: vlw man
rickgrimesoficial041: valeu
emillinsantos6: obrigaduuuuu
joaodopedreiro: Amei muito gaduuuuu (Mara)
Respondido por helenbatistamaues
15

A - A descrição das charges é que se referem e criticam o Regime Militar e a Anistia, e sua relação é o mesmo período em que foram feitas.

B - As charges criticam o militarismo,  as prisões, assassinatos e torturas.

C - Os grupos sociais que defendiam a Anistia era a população, os jornalistas e intelectuais.

D - A ironia da segunda charge é que a Anistia chegou tarde demais.

As críticas em charges sobre o regime militar

A - A charge de Nani e a charge de Henfil, possuem relação, pois criticam o período do Regime Militar. Na primeira imagem, um militar pede que os opositores saiam de onde estão escondidos para haver uma conciliação. Contudo, ele está armado, sendo que o período foi marcado por assassinatos e torturas.

Na segunda charge, um personagem comemora a Anistia aprovada em 1970, contudo, mesmo com o decreto, muitos opositores já estavam mortos, isso é demonstrado pelo túmulo Vladmir Herzog presente na imagem.

Entenda mais sobre o regime militar em: https://brainly.com.br/tarefa/9224109

B - As charges criticam os casos de assassinatos, desaparecimento, prisões e torturas ocorridos sob a relevância dos atos constitucionais criados durante o período militar, para aqueles que eram contra o sistema.

Um exemplo é o caso do diretor de jornalismo da TV Cultura, Vladmir Herzog. Além disso, mesmo com o regime impopular devido à crise que se instaurou em 1980, o militarismo não queria deixar o poder.

Entenda mais sobre a morte do jornalista Vladmir Herzog em: https://brainly.com.br/tarefa/3461418

C - A Anistia foi um decreto que colocava fim aos exílios na época do militarismo, sendo que, todos que cometeram algum tipo de crime político, podiam voltar sem precisarem prestar contas a justiça.

Desse modo, os grupos sociais que defendiam a Anistia era a população em geral, principalmente daqueles que foram presos ao participarem de manifestações politicas e precisaram fugir para que não fossem presos. Além deles, músicos, poetas, intelectuais e jornalistas.

Entenda mais sobre a Anistia em: https://brainly.com.br/tarefa/242442

D - A ironia apresentada na charge 2 de Henfil era que, mesmo após o decreto da Anistia, muitos já haviam sido mortos, presos e torturados, pelo regime militar.

Inclusive, o túmulo é do diretor de jornalismo Vladmir Herzog encontrado morto na prisão. Contudo, ninguém acreditou que ele havia tirado a própria vida.

Entenda mais sobre a Anistia e as Diretas Já em: https://brainly.com.br/tarefa/33204280

​#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes