História, perguntado por minpikachuailudida1, 8 meses atrás

a) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo quando entre 4 e 5 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.

verdadeiro ou falso?

b) Sobre a contagem do tempo pode-se afirmar que entre os calendários existentes no mundo, o Cristão se destaca por ser o mais correto, pois sempre tem exatamente 365 dias no ano.

verdadeiro ou falso?

c) A cultura europeia é superior à brasileira.

verdadeiro ou falso?

d) A denominação pré-história, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato dos humanos da época desconhecerem a escrita.

verdadeiro ou falso?

e) As pinturas rupestres podem ser consideradas como manifestação do atraso mental de povos incapazes de representações realistas.

verdadeiro ou falso?

f) O século XV d.C. começa no ano 1500.

verdadeiro ou falso?

g) Nenhum povo pode ser chamado de “selvagem” ou “primitivo” por se vestir, se enfeitar, se alimentar ou pensar diferente do outro.

verdadeiro ou falso? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por acvanzela1
1

Resposta:

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás. Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. O seu maxilar apresentaria uma consistência maior e seus dentes seriam mais largos. Além disso, tinha uma caixa craniana de maior porte e uma postura mais ereta. Segundo consta, este teria habitado regiões diversas da África e da Ásia como o Java, China, Etiópia e Tanzânia.

A partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.

Este último corresponde a nossa espécie e teria surgido no planeta há cerca de 150 mil anos atrás. De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo sapiens moderno teve a incrível capacidade de se espalhar em outras regiões do mundo em um relativo curto espaço de tempo. Aproveitando das conquistas consolidadas por seus ancestrais, teve a capacidade de desenvolver a linguagem, dominar o fogo e construir instrumentos diversos.

Com a interrupção desse processo, dava-se início a outros processos que empreenderiam a formação de manifestações e organizações sociais mais completas. Depois disso, ocorreriam as transformações que encerrariam o extenso Período Paleolítico, que termina em 8000 a.C.. Logo em seguida, ocorreria o desenvolvimento do Período Neolítico (8000 a.C. – 5000 a.C.) e a Idade dos Metais, que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita, que encerra a Pré-história.

Explicação:

Perguntas interessantes