Física, perguntado por pedroborges34, 11 meses atrás

a) Em relação a essas informações podemos afirmar que a situação do Brasil é de
crescimento exponencial, saturação ou decaimento exponencial? Justifique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Julianaduartteh
129

Resposta:

No estágio atual da pandemia do coronavírus, a maioria dos países do mundo e o Brasil estão na fase do crescimento exponencial, em que todos os dias são registrados números maiores de novos casos que na véspera.

Explicação:De acordo com Suzuki, o problema do crescimento exponencial é que ele pode acelerar de forma imprevisível, uma vez que "não temos controle sobre o valor da base [o número que vai ser multiplicado com o passar do tempo] dessa função". É o que tem acontecido com o crescimento dos casos de coronavírus no mundo.

Respondido por leticiaamattos
0

De acordo com a análise dos dados das últimas semanas, podemos dizer que o Brasil está na fase de "decaimento exponencial".

Mesmo sem as informações sobre a situação, posso afirmar com quase 100% de certeza que você está falando do Coronavírus. Vou levar isso em consideração para o desenvolvimento da resposta!

Quando nos referimos a uma epidemia temos um ciclo que descreve as fases de duração dela. Esse ciclo se chama "ciclo epidêmico" e é composto por 3 fases:

- Crescimento exponencial: Fase em que ocorre um aumento expressivo e rápido dos números de casos.

- Saturação: Quando os números de casos entram em um "platô" e representa o pico de contaminação.

- Decaimento exponencial: Fase em que a propagação está controlada e o número de pessoas contagiadas é menor que o número de pessoas que se recuperam da doença em um período de tempo.

Pensando na situação do Brasil atualmente percebemos que nas últimas semanas os números de casos tem sido inferiores a cada dia, embora ainda permaneçam em um patamar de contaminação diária muito alto (um dos maiores do mundo). Dessa forma, podemos dizer que estamos na fase de "decaimento exponencial".

Porém, uma observação muito importante!!

Como disse anteriormente, mesmo que os casos estejam em um período de baixa os especialistas alertam para a possibilidade de uma "terceira onda" da doença, portanto, não deixe nunca de se cuidar de acordo com as regras que já conhecemos :)

Espero ter ajudado!

*Outra pergunta com tema similar*

https://brainly.com.br/tarefa/24757509

Anexos:
Perguntas interessantes