. A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais: *
a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates.
b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês.
c) Conspiração dos Suassunas, Inconfidência Mineira e Revolta do Maneta.
d) Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês.
e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira descrição se refere à Guerra dos Mascates, um conflito civil entre Olinda e Recife que tinha como objetivo, por parte dos habitantes de Olinda, a manutenção de Recife como um povoado, de modo que a Coroa investisse em Olinda como centro da província de Pernambuco. Os recifenses, claro, desejavam ver a elevação de Recife de um povoado ao status de uma vila e que fosse o centro administrativo da província.
A segunda descrição pertence à Revolta de Filipe dos Santos, uma das precursoras da Inconfidência Mineira e que tinha como causas diretas a criação das Casas de Fundição a cobrança do Quinto.
A terceira descrição pertence à Conjura dos Alfaiates, uma revolta popular que desejava ver abolida a escravidão, elevados os soldos dos militares e a instituição do livre comércio como formas de melhorar a vida dos habitantes da região.
É correta a alternativa E.
Os seguintes trechos narrativos referem-se as seguintes revoltas nativistas: Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.( Alternativa e)
Revoltas Nativistas
- Guerra dos Mascates
A Guerra dos Mascates foi um conflito que ocorreu no estado de Pernambuco e teve como principal fomentador as dificuldades enfrentadas pelos senhores de engenho de açúcar após a expulsão dos holandeses.
Olinda estava passando por dificuldades financeiras, e com seu poder intervencionista resolveu aumentar os impostos, entre eles o de Recife, onde era habitado pelos comerciantes portugueses, denominados mascates.
Os mascates revoltados com a situação e para livrar-se da dominação política olindense conseguiram elevar Recife à categoria de vila.
- Revolta de Felipe dos Santos
Esse conflito correu em Villa Rica e foi em detrimento da revolta para com a criação das casas de fundição e implantação do imposto quinto. As casas de fundição eram locais onde os ouros eram fundidos e confiscado para coroa portuguesa, essa ficar com quinta parte do ouro extraído.
Para mais informações, acesse:
Revoltas Nativistas: https://brainly.com.br/tarefa/29435836