A eletrólise é um processo de importância industrial porque é responsável pela produção do alumínio, do cloro e pela confecção de peças extremamente duráveis como aquelas utilizadas na indústria aeronáutica ou aeroespacial. O processo eletrolítico funciona através de células eletroquímicas tal como uma célula constituída por cloreto de sódio fundido, na qual o NaCl é dissociado em íons Na+ e Cl-, que são colocados em uma cuba, como mostra o esquema. Dois eletrodos inertes de grafite são mergulhados no sal fundido e ligados a uma bateria:
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001 (adaptado).
Esse processo se trata de uma estratégia para sintetizar
a) sódio gasoso (Na(g)).
b) sal de cozinha (NaCl).
c) gás cloro monoatômico (Cl(g)).
d) íons Cl- e Na+ dissolvidos em água.
e) gás cloro (Cl2(g)) e sódio metálico (Na(s)).
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Letra D
Explicação:
Pois ocorre um processo de dissociação entre as moléculas do NaCl, fazendo com que se separem, assim tendo íons Cl- e Na+ separados diluídos em água.
Respondido por
16
A alternativa D) é a correta.
A eletrólise é um processo de importância industrial porque é responsável pela produção do alumínio, do cloro e pela confecção de peças extremamente duráveis como aquelas utilizadas na indústria aeronáutica ou aeroespacial.
Com a utilização desses dois eletrodos, os íons de Cl- e Na+ serão dissolvidos na água, que é o que esse processo objetiva sintetizar para algum uso posterior.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
ENEM,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás