A eletroforese de produtos de amplificação da reação em cadeia da polimerase (PCR) permite observar fragmentos de interesse em diferentes amostras. A análise das bandas permite estabelecer o tamanho dos fragmentos amplificados, assim como fazer análises qualitativas a respeito das sequências de interesse. No entanto, nem sempre é possível fazer afirmações quantitativas a respeito dos resultados da PCR convencional.
Imagine que, no laboratório, você analisa os produtos da amplificação de duas reações de PCR convencional distintas, das sequências-alvo 1 e 2 (alvo 1 e alvo 2). Você analisa cada um dos alvos em duas amostras distintas: a amostra 1 e a amostra 2. As reações foram realizadas sob as mesmas condições, com 30 ciclos de PCR, diferindo apenas no conteúdo dos iniciadores e na amostra de DNA.
Observe o esquema da realização:
Descrição da imagem não disponível
De acordo com o resultado das bandas, responda:
1. O que você poderia afirmar com relação à presença/ausência das sequências-alvo em cada uma das amostras?
2. O que você poderia afirmar sobre a quantidade de cada uma das sequências-alvo na amostra 1 em relação à amostra 2?
Soluções para a tarefa
A eletroforese é uma técnica que separa moléculas de acordo com tamanho e carga elétrica.
1) A amostra A, no tubo 1, possui a sequência-alvo 1.
A amostra B, no tubo 2, não possui a sequência-alvo 1.
A amostra A, no tubo 3, possui a sequência-alvo 2.
A amostra B, no tubo 4, possui a sequência-alvo 2.
2) As bandas apresentadas no tubo 3 e 4 são mais intensas na mesma altura que a referência "padrão" para o alvo 2. Portanto, a sequência-alvo 2 está presente em maior quantidade tanto na amostra A quanto na B, pois aparece com mais intensidade na eletroforese.
Interpretação de eletroforese
O "padrão" é o controle na eletroforese, ele indica onde as bandas devem ficar para indicar a presença da molécula alvo.
Por exemplo, o tubo 1 a banda fica na mesma altura da banda para o alvo 1 no padrão. Isso indica que a amostra A colocada no tubo 1 possui o alvo 1. O mesmo se aplica aos demais tubos.
O tubo 2 não possui nenhuma banda, portanto não há a molécula alvo na amostra B colocada no tubo.
A intensidade da banda indica a quantidade de molécula alvo que estava presente na amostra. Tanto o tubo 3 quanto o 4 possuem o alvo 2 muito intenso, indicando a presença de grande quantidade do alvo 2 tanto na amostra A quando B.
Veja mais sobre a eletroforese: https://brainly.com.br/tarefa/53027554
#SPJ1