A elasticidade da demanda para elasticidade é 0,3 no curto prazo e 1,9 no longo prazo. Muitas firmas de energia elétrica investiram em energia nuclear na expectativa de reduzir custos. Em vez disso, a energia nuclear revelou-se muito mais dispendiosa do que se esperava. Para arcar com esses custos superiores, essas firmas elevaram suas tarifas. Essa elevação irá ajuda-las? Responda para o curto e o longo prazo. Para ilustrar sua resposta, suponha que as tarifas (isto é, o preço) subiram 10%.
Soluções para a tarefa
Olá!
Temos que a elasticidade da demanda é dado por:
onde ΔQ é a variação na quantidade da procura ou demanda e ΔP é a variação no preço.
Normalmente, a demanda de um produto é afetado negativamente com o aumento do preço, ou seja, ao aumentarmos o preço a demanda tende a cair, sendo que quando:
0 < E < 1 = Demanda inelástica: Ao aumentarmos o preço, a demanda não será tão afetada.
1 < E < ∞ = Demanda elástica: Ao aumentarmos o preço, a demanda irá ser afetada.
No caso da eletricidade, temos que a curto prazo E = 0,3, ou seja, ao aumentarmos o preço de 10%, teremos uma variação de 3% na demanda.
Agora a longo prazo, E = 1,9, ou seja, ao aumentarmos o preço em 10%, a demanda irá variar 19%, provavelmente para baixo, uma vez que há outras opções no mercado e o consumidor terá tempo para se adaptar a elas.
Assim, essa elevação pode ajudar a curto prazo, mas não ajudará a longo prazo.
Espero ter ajudado!