Administração, perguntado por PalomaTrentin, 1 ano atrás

A elaboração de uma demonstração financeira obedece a determinadas normas, neste contexto, o analista deve ter ciência sobre as técnicas de elaboração e seguir as boas práticas contábeis. O regime de caixa na demonstração do fluxo de caixa substitui as demonstrações contábeis realizadas por meio do regime de competência enquanto ferramenta de planejamento? Explique quando se deve aplicar um ou outro regime de apuração.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
0

Olá. tudo bem?

A DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) não pode ser utilizada exclusivamente como ferramenta de planejamento.

Isto por que ao priorizar esta demonstração em detrimento ao Balanço Patrimonial e DRE, demonstrações elaboradas com base no regime de competência, dados econômicos financeiros da organização estarão sendo ignorados para avaliar o desempenho da gestão.

A DFC desconsidera dados importantes, tais como as despesas com depreciação, enquanto que a DRE demonstra as despesas que ocorrem na entidade mas que não afetam o caixa.

Ou seja, a DFC é um demonstrativo complementar que possui um propósito diferente do BP e da DRE, sendo cada um deles possui vantagens e desvantagens dependendo do que se deseja avaliar.

Regime de caixa: analisar a liquidez do negócio e o capital de giro da empresa.

Regime de competência: analisar a relação lucro X despesas e estrutura financeira da organização.

Espero ter ajudado =D


gammartin: VALEU , OBRIGADO
caroolinecorrea: De nada ;)
Perguntas interessantes