Informática, perguntado por rdpisa, 1 mês atrás

A elaboração de um projeto de pesquisa conta com alguns elementos constitutivos fundamentais, como as questões teóricas e metodológicas. Além delas, o pesquisador conta com alguns elementos complementares, ou seja:

a.
tema, problema, objetivo geral e específico.

b.
hipótese e justificativa.

c.
bibliografia, recursos físicos e humanos, produtos, cronograma e orçamento.

d.
formas de coleta, de organização e análise de dados.

e.
apenas o cronograma.

Soluções para a tarefa

Respondido por DanielePereira10
1

Todo trabalho científico deve ser construído a partir da elaboração de um projeto ou plano de pesquisa. O projeto de pesquisa vai possibilitar o delineamento das idéias iniciais sobre o problema e sobre a metodologia que será usada no desenvolvimento do estudo.

Evidentemente, o projeto de pesquisa pode ser modificado, adaptando-se às novas contingências. A estrutura desse projeto é quase sempre definida pela instituição que a requisita. Mas qualquer que seja esta estrutura, no projeto deve estar muito claro o caminho a ser percorrido, as etapas a serem vencidas, os instrumentos e estratégias a serem utilizados. Conseqüentemente, o pesquisador caminhará de forma mais segura em todas as etapas de elaboração do trabalho científico, independentemente do nível de aprofundamento da pesquisa.

presentados os elementos essenciais de um projeto de pesquisa e suas características principais.

inar aqui as regras de Formatação dos elementos, uma vez que o Programa TCC cuida disso.

A capa de um projeto de pesquisa deve conter o nome da instituição a qual o projeto será submetido, nome do(s) autor(es), título (ainda que provisório), subtítulo (sehouver), local e ano de apresentação do projeto.

exemplo capa

Folha de Rosto

Toda folha de rosto deve incluir os elementos identificadores do projeto de pesquisa. São eles: nome do coordenador ou orientador do projeto; nome do autor do projeto de pesquisa; título (ainda que provisório); nota descritiva (finalidade do projeto); local e ano. As margens do papel devem ter as medidas de 2,0cm nas margens inferior e direita e de 3,0cm nas margens esquerda e superior.

Captura de Tela 2019 03 21 às 10.32.57

Listas

As listas facilitam as consultas rápidas à ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas. Elas devem relacionar os elementos ilustrativos na mesma ordem em que aparecem no projeto, designados por seu tipo e número com a indicação da página correspondente.

Sumário

O sumário facilita a consulta e a visualização do projeto e, portanto, deve indicar todos os elementos estruturais do mesmo (partes, capítulos, subcapítulos, seções e títulos), na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Para a elaboração do sumário consulte o capítulo Sumário (baseado na NBR-6027, ABNT, 2003d).

Introdução

A palavra que o autor do projeto deve associar à introdução é contextualização. Neste item, a critério do autor, pode ser incluído um breve histórico de forma a apresentar o tema ou objeto de estudo.

Ao selecionar um tema, tenha certeza de que o mesmo se encontra de acordo com as inclinações, possibilidades e tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico.

Selecionar um tema é encontrar um objeto de estudo que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

Justificativa

A justificativa de um projeto consiste na apresentação de forma objetiva e precisa do problema a ser estudado. Assim, o tema fica delimitado. É bastante enriquecedor quando neste item o autor do projeto também apresenta as contribuições teóricas ou práticas que a pesquisa pode trazer.

O tópico delimitação do tema e do problema poderá iniciar-se pela apresentação do mesmo, objeto da pesquisa, destacando a sua gênese, ou seja, como o tema surgiu para o pesquisador. Uma vez apresentado o tema, a fase seguinte é questioná-lo, visando identificar as dificuldades que ele sugere.

Formular o problema como uma pergunta (ou várias) facilita a identificação do que se deseja estudar. Além disso, é importante delimitar a sua abordagem em uma dimensão viável para a pesquisa e redigir de modo claro a dificuldade. Ressaltamos que uma adequada formulação do problema exige do pesquisador conhecimentos prévios sobre o tema.

Captura de Tela 2019 03 21 às 10.40.04

Exemplo:

Problema: O que leva os alunos de graduação a abandonarem o curso? Hipótese: “As obrigações profissionais do aluno comprometem o seu horário de estudo”. “Se há excesso de obrigações profissionais, o aluno abandona o curso de graduação”.

O tema deverá estar sempre relacionado ao curso de graduação ou pós-graduação (latusensu ou strictusensu).

Objetivos – Para quê? / Finalidade

Redigido com o verbo no infinitivo, de forma clara e compreensível, normalmente em um único parágrafo, o elemento objetivos deve expressar a finalidade maior da pesquisa. Em outros termos, o pesquisador deverá explicitar a natureza do trabalho, o tipo de problema a ser selecionado, o material a coletar e o resultado final que se pretende alcançar com a investigação científica. Assim o projeto enunciará um pouco mais sobre o tema escolhido, indicando o que o trabalho procurará estudar e até onde quer chegar.

Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e com o problema proposto.

O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral.

Exemplo:

Tema: O pensamento crítico no Primeiro Mundo e no Terceiro.

Introdução: desenvolver um texto dissertativo de caráter científico que ressalte em que aspectos é importante o pensamento crítico, além da apresentação do tema.

Formulação do problema: Qual o grau de importância do pensamento crítico? Hipótese apresentada no item justificativa: O pensamento crítico é muito importante para um país.

Objetivos:

♦ Objetivo geral: Mostrar o que acontece nos países em que a sociedade já adquiriu um pensamento crítico;

♦ Objetivo específico: fundamentar o porquê no Terceiro Mundo não existe uma preocupação em desenvolver o pensamento crítico nos cidadãos.

Hipóteses

o autor do projeto deverá não somente explicitar a importância do problema do ponto de vista geral, como também propor hipóteses (uma “provável e suposta” resposta) ao problema formulado.

A hipótese relaciona duas ou mais variáveis do problema levantado e, portanto, orienta a execução da pesquisa. Além disso, a hipótese deve ser testável e responder ao problema. As hipóteses surgem da observação, de resultados de outras pesquisas, de teorias e também da intuição. Os termos empregados na hipótese proposta devem esclarecer de que forma as variáveis escolhidas podem ser operacionalizadas na pesquisa.

Referencial Teórico – A Partir de quê?

Construída a partir das pesquisas bibliográficas já realizadas, a hipótese deve estar fundamentada, até certo ponto, em conhecimento anterior (informações sobre a situação atual do problema). O item referencial teórico representa a base teórica que vai fundamentar a reflexão e a argumentação do pesquisador.

Este elemento textual deverá responder às seguintes questões: quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados e quais as lacunas existentes na literatura.

Pode objetivar determinar o “estado da arte”, ser uma revisão teórica, ser uma revisão empírica ou ainda ser uma revisão histórica.

Ainda neste tópico deve ser explicitada a relação existente entre o tema escolhido e a área de concentração do curso de graduação ou pós-graduação que o aluno está concluindo.

Metodologia – Como?

Este elemento constitutivo do projeto apresenta as técnicas a serem adotadas para a realização da pesquisa (entrevistas, questionários, etc.), ou seja, design. Em se tratando de pesquisa experimental, devem ser descritos os instrumentos e materiais ou as técnicas a serem usadas.

Os métodos e as técnicas de pesquisa podem envolver: pesquisa bibliográfica e/ou pesquisa de campo.

A seguir, apresentamos duas sugestões de metodologia de pesquisa, que visam orientar o aluno.

Pesquisa Bibliográfica

O trabalho será formulado a partir de:

Pesquisas bibliográficas.

Informações obtidas na Internet.

Pesquisa de Campo

O trabalho será formulado a partir de:

Métodos e técnicas a serem utilizadas na coleta de dados;

Caracterização da população ou da amostra;

Explicitação dos instrumentos a serem utilizados na coleta de dados;

Coleta de dados – explicitação dos aspectos relacionados à coleta tais como: Quando? Onde? Quem? Como?

Análise dos resultados

Descrição de como o autor do trabalho pretende fazer o tratamento e a análise dos dados coletados.

Cronograma – Quando?

Captura de Tela 2019 03 21 às 10.40.19

Indicar com clareza o tempo necessário para a realização da pesquisa, em cada uma de suas etapas, é uma forma de visualizar o trabalho no futuro, de forma dinâmica e flexível. Um cronograma bem feito faz com que o projeto seja viável e econômico.

Captura de Tela 2019 03 21 às 10.40.26

Recursos Necessários (item opcional)

Neste item o pessoal envolvido no projeto, os materiais de consumo permanentes e as despesas previstas com a pesquisa devem ser relacionados.

Referências

Apresentam a indicação do material consultado utilizado para a elaboração do projeto, que certamente será enriquecido no momento da elaboração da monografia, em função de novas consultas bibliográficas realizadas. As referências devem ser feitas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR-6023 / 2002). Essas normas encontram-se esclarecidas e exemplificadas no post Referências conforme a NBR-6023 (2002) da ABNT.

Perguntas interessantes