Biologia, perguntado por neideviveiros8, 10 meses atrás

A eficiência dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pode ser verificada observando-se o quadro a seguir. 



a) Qual a porcentagem de eficiência do coito interrompido? Explique por que este método é um dos menos eficazes.
b) A pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais métodos anticoncepcionais em relação à forma pela qual evita a gravidez. Explique essa diferença comparando a forma de ação da pílula com os métodos diafragma com espermicida.
c) Explique por que os métodos vasectomia e ligação das trompas (ligadura das tubas) são irreversíveis na maioria das vezes.
⁷​

Soluções para a tarefa

Respondido por rnahara
8

Resposta:a) Tendo 18% de chances de falha, o que é considerado bastante alto.

A mulher pode engravidar através do coito interrompido por dois motivos:

Porque o o homem pode ter dificuldade de controlar o momento da ejaculação e ela acabar acontecendo quando o pênis ainda estiver dentro da vagina;

•Porque mesmo antes da ejaculação, existe um líquido lubrificante produzido pelo homem, que contém pequenas quantidades de espermatozoides, que já podem chegar até o óvulo, dando início à gravidez.

Uma outra desvantagem é que o coito interrompido e não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, clamídia e do vírus HIV e por isso sua prática é totalmente desaconselhada. O ideal é que o casal use uma caminha para cada contato íntimo porque ela protege da gravidez e também das doenças ginecológicas. 

b)  O método da pílula anticoncepcional diferencia-se dos demais em relação à forma pela qual se evita a gravidez. Explique por quê. RESPOSTA: ... A pílula anticoncepcional tem uma combinação dos hormônios progesterona e estrogênio ou apenas um deles, é utilizada para evitar a gravidez , impedindo a ovulação.

Já o diafragma pode diminuir a manifestação de doenças como a gonorreia, doença inflamatória pélvica aguda e câncer de colo de útero, este por evitar uma possível passagem do HPV para esta região. Porém, como a vulva e a parede vaginal não são protegidas, a camisinha se mostra, ainda, o único método anticoncepcional com alta eficácia de prevenção contra DSTs.

Largamente utilizado antes do advento das pílulas anticoncepcionais, este método se mostra seguramente eficaz neste sentido, quando utilizado da forma correta. Quanto a isso, primeiramente a mulher deve se consultar com um médico ginecologista, a fim de verificar se há alguma contraidicação e, caso não exista, receber as orientações de uso e checar o tamanho exato do diafragma que deverá adquirir.

Explicação:

Perguntas interessantes