Física, perguntado por ulissescamargo9851, 8 meses atrás

A eficiência de um coletor solar depende de uma série de variáveis. Na tabela abaixo, são mostradas diferenças na radiação solar incidente em diferentes capitais brasileiras localizadas em ordem crescente da latitude. Energia útil avaliada como média anual para um sistema de aquecimento de água via energia solar. (Coletores solares inclinados de um ângulo igual à latitude, acrescentados mais 10º) capital temperatura média anual ºC radiação solar incidente média kWh/m² por dia energia útil média* kWh/m² por dia Natal 25,9 5,40 1,67 Salvador 25,1 4,95 1,52 Cuiabá 26,8 4,96 1,48 Curitiba 17,6 4,73 1,60 Florianópolis 20,8 4,24 1,32 *Energia útil média: índice de aproveitamento da energia solar incidente. Observação: o sistema de aquecimento conta com uma área de 4 m2 de coletores solares. LA ROVERE, E., et al. Economia e tecnologia da energia. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero/ Finep. p. 331. 1985 (adaptado). Considerando os dados mostrados na tabela, na transformação da energia luminosa, observa-se que a diferença de radiação solar incidente nas capitais listadas, apesar de ser maior que 20%, deixa de ser determinante em algumas situações. as temperaturas alcançadas independem da temperatura inicial da água no processo de aquecimento da água por meio de coletores solares. Curitiba, entre as capitais citadas, é inadequada para a utilização de energia solar porque é a capital onde ocorrem as maiores perdas de energia térmica para o ambiente. a radiação solar média coletada independe do tamanho da superfície de captação do coletor solar. a energia útil média, um índice a ser considerado na comparação com outras opções energéticas, decresce com o aumento da latitude.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandadh
64

A opção correta será C) a diferença de radiação solar incidente nas capitais listadas, apesar de ser maior que 20%, deixa de ser determinante em algumas situações.

Considerando a tabela abaixo e as alternativas:

"A) a radiação solar média coletada independe do tamanho da superfície de captação do coletor solar.

B) a energia útil média, um índice a ser considerado na comparação com outras opções energéticas, decresce com o aumento da latitude.

C) a diferença de radiação solar incidente nas capitais listadas, apesar de ser maior que 20%, deixa de ser determinante em algumas situações.

D) as temperaturas alcançadas independem da temperatura inicial da água no processo de aquecimento da água por meio de coletores solares.

E) Curitiba, entre as capitais citadas, é inadequada para a utilização de energia solar porque é a capital onde ocorrem as maiores perdas de energia térmica para o ambiente."

A radiação média coletada é um índice que depende diretamente da área de superfície na qual os raios solares incidem. Já a energia útil média, aumenta com o aumento da latitude no Brasil. (Lat(Florianópolis) = -27.59 e Lat(Salvador) = -12.97)

Comparando a radiação solar entre Curitiba e Salvador, por exemplo, podemos ver que esse não é um fator determinante, visto que mesmo tendo maior incidência Salvador, ele continua com a energia média menor que Curitiba. E a diferença é maior que 20% em alguns casos. (opção c está correta)

A temperatura inicial faz parte do equacionamento da temperatura alcançada do coletor solar. E Curitiba não será inadequada, uma vez que possui alta energia útil média.

Espero ter ajudado!

Anexos:
Respondido por ednardonm11
0

Resposta:

resposta correta letra C

Perguntas interessantes