A educação tem uma relevante função na formação para a cidadania ativa, não podendo constituir-se apenas num compromisso ecológico, mas ético-político, alimentado por uma pedagogia, isto é, por uma ciência da educação e uma prática social definida. Nesse sentido, o movimento da ecopedagogia, inserida num contexto sócio-histórico, formando cidadãos capazes de escolher os indicadores de qualidade do seu futuro, constitui-se numa pedagogia inteiramente nova e cidadã. O Movimento pela Ecopedagogia ganhou impulso, sobretudo, no final da década de 90, a partir do primeiro encontro internacional da Carta da Terra na Perspectiva da Educação
Soluções para a tarefa
O movimento de ecopedagogia, a que o texto se refere, evidencia a importância de se considerar o planeta Terra como um único organismo, a fim de se promover a conscientização ambiental (I, II e III estão corretas).
Como se desenvolve a ecopedagogia?
A ecopedagogia representa um importante movimento que trata a questão ambiental, assim como elenca questões éticas e morais, no sentido de se propor uma cidadania mais ativa.
Este discernimento se dá a partir da necessidade de preservação e projeção por parte dos indivíduos, ao considerar a Terra como uma mãe, assim como um organismo vivo. Esta nova perspectiva não se alinha com egocentrismo ou depredação, mas como formas de se preservar os recursos naturais, sobretudo para as próximas gerações.
Complemento da Questão
: I) O planeta como uma única comunidade. II) A Terra como mãe, organismo vivo e em evolução. III) Uma nova consciência que sabe o que é sustentável. IV) Uma postura de depredação e egocentrismo.
Mais sobre ecopedagogia: brainly.com.br/tarefa/51528125
#SPJ4