A educação tem primeiramente como documento a Constituição Nacional, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diversas pesquisas apontavam que a educação brasileira necessitava de mudanças e reestruturação nos currículos apresentado nas escolas. Frente a esta necessidade, o Ministério da Educação - MEC -, a Secretaria de Educação Básica e o Conselho Nacional da Educação estabelecerem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Sobre os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
Soluções para a tarefa
De acordo com os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, as avaliações são definidas como processos metodológicos de grande importância para a mensuração dos alunos.
Para isso, podem ocorrer de forma interna (a partir das práticas pedagógicas), como as externas, que procuram classificar os alunos e as instituições escolares, no sentido de prever a qualidade do processo educativo.
Resposta:
I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional.
II- Estimular uma organização burocrática e centralizada dos sistemas de ensino, envolvendo todas as esferas do país.
III- Orientar que os sistemas de ensino estabeleçam as suas normas e desenvolvam uma gestão autoritária para atender aos cursos de formação inicial e continuada de professores.
Explicação: resposta correta I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional.