Pedagogia, perguntado por CacoSP, 8 meses atrás

A educação se baseia, de maneira geral, em duas vertentes epistemológicas: a apriorística e a empirista. Partindo de pontos de vista opostos em relação às noções de produção e apreensão de conhecimento, ambas determinam um pensamento específico da educação.
Podemos afirmar que são verdadeiras as seguintes sentenças:
I-O pensamento apriorístico considera o aluno a partir de um ponto de vista subjetivo, dotando-o de capacidades que lhe seriam inatas. O papel da educação, nesse sentido, seria aquele de despertar tais capacidades.
II- O pensamento empirista, muitas vezes, pode expressar-se em uma visão pessimista ao considerar que o contexto sociocultural ao qual o aluno pertence lhe impossibilita de desenvolver capacidades de aprendizado, bem como interesses culturais que não fazem parte de seu meio.
III- O pensamento empirista traz um elemento importante para o pensamento da educação, já que insere o aluno em um contexto histórico, político e social que deve ser levado em consideração no processo de aprendizagem evitando, com isso, a concepção de processos pedagógicos alienados.
IV- O pensamento apriorístico é aquele que mais se aproxima de uma visão realista da educação, já que leva em consideração as capacidades naturais de cada indivíduo.
a. I e IV são corretas.
b. Apenas a II é correta.
c. II e III são corretas.
d. I, II e IV são corretas.
e. I, II e III são corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
2

Considerando as vertentes epistemológicas da educação, temos que a afirmativa correta é a letra e. I, II e III são corretas.

A base da educação envolve duas vertentes epistemológicas, que são as seguintes: a apriorística e a empirista. Nesse contexto, temos que a determinação do pensamento específico da educação é resultante das noções de produção e de apreensão do conhecimento.

De forma que o pensamento apriorístico defende que o aluno através de um ponto de vista subjetivo, já no pensamento empirista a expressão da visão é em um contexto pessimista.

Bons estudos!

Perguntas interessantes