A educação, que poderia ser uma alavanca essencial para a mudança, tornou-se instrumento daqueles estigmas da sociedade capitalista: “fornecer os conhecimentos e o pessoal necessário à maquinaria produtiva em expansão do sistema capitalista, mas também gerar a transmitir um quadro de valores que legitima os interesses dominantes”. Em outras palavras tornou-se uma peça no processo de acumulação de capital e de estabelecimento de um consenso que torna possível a reprodução do injusto sistema de classes (MÉSZARÓS, 2008, p.15).
MÉZARÓS, István. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
De acordo com o nosso estudo quanto ao Neoliberalismo e a educação, avalie as afirmações abaixo:
I. No Neoliberalismo o papel do Estado fica em primeiro plano, centralizando a educação e priorizando a concorrência de mercado, por meio da iniciativa pública ao livre comércio com o exterior.
II. O neoliberalismo afeta a educação com a diminuição dos recursos, descentralização, reformas e mudanças na concepção de escola e sua função.
III. A educação nesta perspectiva deve atender às necessidades do mercado, do movimento econômico e não mais a um projeto de sociedade, de cidadania e de participação democrática.
IV. O ideal neoliberal consiste no corte de despesas públicas, de benefícios sociais, na venda de bens estatais, promovendo a defesa do Estado mínimo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
alguém mim passa a resposta pfv.......
katlinas2016:
?????????????
Respondido por
2
Resposta: alternativa 4
Explicação: Pág 42,43 e 44.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás