A educação que envolve questões étnico-raciais passa, necessariamente, pela "descolonização do poder e do saber", considerando a necessidade que se tem de ressignificação dos direitos humanos a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo. A luta por esses direitos passa pelo exercício dos diálogos interculturais, sendo esta uma tarefa complexa e desafiante.
Sobre o tema, analise as asserções:
I – A descolonização do saber demanda ações que vão além de uma legislação específica sobre o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
PORQUE
II – Sem reestruturar projetos políticos pedagógicos das escolas e fortalecer políticas públicas de formação de professores a lei 11.645/08 não terá efeito prático na superação dos desafios da diversidade no espaço escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a análise correta:
Alternativas:
a)
As afirmações I e II são verdadeiras, sendo a II a justificativa correta da I.
b)
As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não justifica corretamente a I.
c)
A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
d)
A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
e)
As afirmações I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a)
As afirmações I e II são verdadeiras, sendo a II a justificativa correta da I.
A descolonização do saber exige ações que envolvem questões de políticas públicas e formação continuada dos educadores, para que os mesmos sejam capazes de implementar a questão da diversidade em contexto de sala de aula.
A partir daí, se tornará possível o desenvolvimento de práticas que corroborem com a conscientização dos alunos sobre as diferenças.
Perguntas interessantes