A Educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, principalmente exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o complexo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social. Seja qual for à experiência proposta e o método adotado, o educador deverá levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando" (LOPES, 2010, p. 58).-------
Soluções para a tarefa
Podemos utilizar a atividade lúdica, dentro do brincar e os jogos coletivos como uma forma de desenvolver os aspectos cognitivos e o entendimento dessa criança sobre seu corpo e o uso dos movimentos.
Aqui temos:
Atividade com a bola:
Nessa atividade, o educador iniciará a brincadeira com o objetivo dos alunos interagirem com diferentes lançamentos, assim como os tipos de recepção, fortalecer a cooperação e executar movimentos para a apresentação prática.
O educador deve levar em consideração as seguintes noções:
1 - O objetivo da psicomotricidade como Intervenção;
2 - O objetivo da psicomotricidade de fomentar o desenvolvimento Integral do Indivíduo.
3- O objetivo da psicomotricidade como campo de estudo e pesquisa;
Sabendo disso, notamos que o objetivo da psicomotricidade na educação é de gerar a transformação positiva no indivíduo, fortalecendo seus processos.
Você esqueceu de completar o texto:
Com base neste entendimento, considere a seguinte situação hipotética:
A professora Roberta atua na Educação Infantil com crianças de 4 anos de idade e, para explorar os movimentos dos seus alunos, desenvolvendo os aspectos psicomotores, propôs a seguinte atividade: