A Educação psicomotora tem sido enfatizada em várias instituições escolares, aplicada principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de uma série de atividades, principalmente exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras, procura promover o complexo desenvolvimento físico, mental, afetivo e social. Seja qual for à experiência proposta e o método adotado, o educador deverá levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc. ) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando (LOPES, 2010, p. 58). LOPES, Vanessa Gomes. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Fael, 2010. Com base neste entendimento, considere a seguinte situação hipotética: A professora Roberta atua na Educação Infantil com crianças de 4 anos de idade e, para explorar os movimentos dos seus alunos, desenvolvendo os aspectos psicomotores, propôs a seguinte atividade: Atividade psicomotora: Pulando nos bambolês. Material: 5 bambolês, um balde e uma bola pequena. Organização da atividade: O professor deverá dispor cinco bambolês no chão, um encostado no outro, formando uma fileira. O balde deve ser colocado a 50 centímetros de distância do último bambolê. Desenvolvimento: O professor pedirá para a criança pegar a bola, pular com os dois pés juntos dentro de cada bambolê e, no final, colocar a bola dentro do balde. Diante disso, consulte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresente o campo de experiência que é explorado nesta atividade, bem como cite 2 (dois) objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que podem ser contemplados, considerando o campo de experiência mencionado. Por fim, você deverá citar e explicar quais são os elementos psicomotores que estão envolvidos na atividade. Observação: não é necessário aplicar a atividade com alguma criança.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Dentre as competências da Base Nacional Comum Curricular que se associam a educação psicomotora podemos citar: o conhecimento e o autoconhecimento e auto cuidado.
Entendendo essas duas competências podemos traçar um paralelo com a prática psicomotora da seguinte forma:
1 - O objetivo da psicomotricidade como campo de estudo e pesquisa;
2 - O objetivo da psicomotricidade como Intervenção;
3 - O objetivo da psicomotricidade de fomentar o desenvolvimento Integral do Indivíduo.
Sabendo disso, notamos que o objetivo da psicomotricidade na educação é de gerar a transformação positiva no indivíduo, fortalecendo seus processos cognitivos e sua atuação prática do conhecimento.
Considerando o campo de experiência da educação psicomotora, temos que os dois objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que podem ser contemplados são: autoconhecimento e autocuidado.
Esses dois objetivos podem ser alcançados pelas atividades psicomotoras através de estudo e pesquisa e como intervenção. Em que a finalidade da psicomotricidade no contexto escolar é o desenvolvimento de uma transformação positiva nos alunos ao fortalecer a cognição.
A educação psicomotora caracteriza-se por ser voltada aos aprendizados pré-escolares, com o objetivo de possibilitar que as crianças consigam desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas.
Saiba mais sobre educação psicomotora em: https://brainly.com.br/tarefa/34362173
Bons estudos!