A Educação patrística refere-se à filosofia dos padres da igreja católica apostólica romana. esse modelo educacional iniciou-se na fase de decadência do império romano, tendo como referência o ano de 313, com a publicação do édito de Milão pelo imperador Constantino, que oficializou o cristianismo como religião do império. A educação e filosofia patrística tiveram como elementos filosóficos determinantes e principal representante:
(a)a filosofia platônica e Santo Tomás de Aquino, respectivamente.
(b)a filosofia platônica e Santo agostinho, respectivamente.
(c)a filosofia helenística e Santo Agostinho, respectivamente.
(d)a filosofia aristotélica e Santo Agostinho, respectivamente.
(e)a filosofia aristotélica e Santo Ambrósio, respectivamente.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a B.
Santo Agostinho foi um dos principais teólogos da Igreja Católica, sendo conhecido por sua vertente filosófica neo-platônica. Ou seja, ele se inspirou na ideia de Platão de moral, ética, dever e justiça para construir os dogmas da Igreja.
É importante salientar que ainda não existia uma dogma construído para a religião católica, ela só era muito popular no Império Romano.
Resposta:
B - Platônica e Santo Agostinho
Explicação:
Concentrado na questão da origem e natureza do conhecimento como Platão, Agostinho distinguiu dois tipos: um imperfeito, mutável, que advém dos sentidos, e outro que é perfeito conhecimento das essências imutáveis, de onde provém?
O cristão Agostinho adaptou a explicação de Platão de que a alma teria contemplado as essências no mundo das ideias antes da vida presente, enquanto os sentidos seriam apenas ocasião das lembranças, e não a fonte própria do conhecimento à teoria da iluminação. O homem receberia de Deus o conhecimento das verdades eternas, o que não significa desprezar o próprio intelecto, pois, como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. O saber, portanto, não é transmitido pelo mestre ao aluno, já que a posse da verdade é uma experiência que não vem do exterior, mas de dentro de cada um. Isso é possível porque "Cristo habita no homem interior". Toda educação é, dessa forma, uma autoeducação, possibilitada pela iluminação divina (Aranha, 1996, p. 72).