“A educação passou a ser vista, simultaneamente, como o motor das “etapas do crescimento econômico” e do atendimento aos planos de desenvolvimento socialis ta. As próprias metodologias entrelaçaram-se por que métodos tipicamente capitalistas, como o da demanda social ou da análise custo benefício, passaram a ser usados junto com diagnósticos que pretendiam identificar não só a disponibilidade de força de trabalho qualificada, mas a demanda futura da economia [...].
(PAIVA, 2001, p. 186).”http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt1/a_teoria_do_capital. Jefferson Soares da Silva1 Adnilson José da Silva. Acesso 16/02/2015.
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, podemos afirmar que com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o capitalismo elevou ao máximo sua produtividade. A repressão aos trabalhadores e aos movimentos culturais exigiu a expansão da escolaridade sob uma influência tecnicista.
Qual das alternativas abaixo complementa essa ideia? Marque a correta.
A Assim como os processos produtivos passaram a ser mais controlados por meio dos métodos de gestão dos trabalhadores, também a educação precisava ser melhor planejada, tornando claro às escolas como se deveria ensinar. Evidenciou-se assim a necessidade de vincular a educação diretamente aos resultados do trabalho produtivo. Da mesma forma que no mundo do trabalho o operário era submetido a uma rotina mecânica e desprovida de sentido a educação passou a ser mecanizada, isenta de reflexão a respeito dos conflitos sociais e políticos da época.
B Na pedagogia tecnicista o foco principal passou a ser colocar o aluno como elemento principal da relação professor-aluno, ressaltando uma relação interpessoal e intersubjetiva no processo de ensino aprendizagem que garantisse o aprendizado de forma prazerosa e ao mesmo tempo com formação crítica.
C A pedagogia tecnicista defendeu os princípios de que a aprendizagem precisava ser motivadora e que a criança tinha um papel predominantemente ativo nesse processo. Professor e aluno passaram a desempenhar o papel central no ensino, até mesmo em detrimento da questão organizacional e estrutural do processo.
D Nas bases da escola tecnicista foram empregados valores humanísticos vinculados diretamente ao desenvolvimento pessoal e político dos educandos. Já a Escola Nova interessava-se pela compreensão das necessidades da infância e, ajudada pela biologia e psicologia, elaborou princípios orientadores neste sentido.
E Nesta perspectiva caberia à escola a função de contribuir para a constituição de uma sociedade, em que os membros se aceitassem e se respeitassem na sua individualidade, independente das diferenças que se evidenciassem durante o processo de ensino. A pedagogia tecnicista veio com esse objetivo claro.
1009:
pode me responder
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Assim como nos processos produtivos
Respondido por
1
Resposta:
Assim como os processos produtivos passaram a ser mais controlados por meio dos métodos de gestão dos trabalhadores, também a educação precisava ser melhor planejada, tornando claro às escolas como se deveria ensinar. Evidenciou-se assim a necessidade de vincular a educação diretamente aos resultados do trabalho produtivo. Da mesma forma que no mundo do trabalho o operário era submetido a uma rotina mecânica e desprovida de sentido a educação passou a ser mecanizada, isenta de reflexão a respeito dos conflitos sociais e políticos da época.
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás