A educação nutricional é a parte da nutrição aplicada que orienta seus recursos para o aprendizado, adequação e incorporação de hábitos nutricionalmente adequados, de acordo com as crenças, valores atitudes e representações que se estabelecem em torno do ato de se alimentar."
DUTRA DE OLIVEIRA, J.E.; MARCHINI, J. Sérgio. Ciências Nutricionais. São Paulo: Editora Sarvier, 1998.
SIMINO, L.A.P. Caderno da Unidade 1, Seção 1: Educação Alimentar e Nutricional - Introdução à Educação Alimentar e Nutricional. Kroton, 2017.
Os alimentos e suas implicações no indivíduo e na sociedade:
Os alimentos e suas implicações no indivíduo e na sociedade
Considerando os temas EAN e antropologia da alimentação, analise as alternativas e assinale a que demonstra uma atitude correta do nutricionista:
Alternativas:
a)
Tenta adaptar os alimentos culturais considerados com 'poderes curativos' ao seu papel nutricional cientificamente comprovado.
b)
Prescreve uma dieta baseada em alimentos funcionais que estão na moda.
c)
Utiliza os mesmos planos alimentares bem conhecidos e conceituados nos países desenvolvidos.
d)
É rigoroso em sua conduta e prescreve apenas alimentos orgânicos.
e)
Cria ferramentas para que os pacientes sempre cumpram as dietas.
Soluções para a tarefa
a) Tenta adaptar os alimentos culturais considerados com 'poderes curativos' ao seu papel nutricional cientificamente comprovado.
Um dos papeis dos nutricionistas comprende na adaptação de "dietas mirabolantes", para nutrientes que apresentem comprovação científica, passando confiabilidade e segurança aos pacientes.
Dessa forma, a dieta irá se adequar as necessidades nutricionais de cada um, para que possa promover a qualidade de vida e manter a saúde física e mental otimizadas.
A resposta correta se encontra alternativa a) Tenta adaptar os alimentos culturais considerados com 'poderes curativos' ao seu papel nutricional cientificamente comprovado. Pois, o nutricionista, através do aconselhamento nutricional, orienta os seus pacientes para o aprendizado, adequação e incorporação de hábitos alimentares, nutricionalmente, adequados, mas levando em consideração, suas crenças, seus gostos e valores em torno do ato de se alimentar.